4 dicas para montar sua área gourmet

Revestimentos, organização do espaço e ventilação estão entre os toques que as arquitetas Paula Passos e Danielle Dantas dividiram com a gente

Por Larissa Faria Atualizado em 22 dez 2021, 13h03 - Publicado em 22 dez 2021, 19h00

 

Área gourmet na parte externa da casa
Assinada pela Dantas & Passos Arquitetura, esta varanda gourmet tem bancada com torneira especial integrada à churrasqueira e coifa Maura Mello/Dantas e Passos Arquitetura/Casa.com.br

As varandas e áreas gourmet tornaram-se uma extensão da cozinha ou sala de estar. Afinal, o ambiente é frequentemente escolhido para acomodar mesas de jantar. Segundo as arquitetas Paula Passos e Danielle Dantas, do escritório Dantas & Passos, “o gourmet vem da vontade de cozinhar em um espaço mais equipado e em boa companhia, onde todos possam comer e beber, e por, isso, a atmosfera do cômodo faz toda a diferença.”

Se você está pensando em montar um espaço assim em casa, confira as dicas que essas profissionais dividiram com a gente para montar uma varanda ou área gourmet:

1. Bonita, sim. Funcional, também!

 

Projeto de J1 Arquitetura e Engenharia Raiana Medina/Casa.com.br

É preciso pensar nas áreas de frio e calor antes de colocar móveis e eletrodomésticos, como geladeira e freezer, churrasqueira, forno e fogão no lugar. “Toda a estrutura precisa ser resistente para aguentar o calor, fumaça e gorduras. Adegas e cervejeiras precisam estar longe do calor”, elas pontuam.

Continua após a publicidade

2. Cada coisa em seu lugar

Móveis planejados ajudam a otimizar o espaço. “Você pode, por exemplo, encomendar uma ilha com mesa e banquinhos no mesmo ambiente, para que o cozinheiro não fique isolado”, indica Paula. A iluminação pode incluir luzes suaves e indiretas para garantir um toque acolhedor e charme em eventos noturnos.

Veja também

Varanda gourmet com jardim vertical
O apartamento ganhou um jardim vertical no projeto da Dantas & Passos Arquitetura Maura Mello/Dantas e Passos Arquitetura/Casa.com.br

3. Apartamento bem planejado

Não se esqueça também da ventilação, afinal, em uma varanda de apartamento, o cheiro da churrasqueira pode entrar para os outros cômodos da casa se não houver um bom planejamento, como a inclusão de uma coifa.

Projeto de Virna Cavalho Denílson Machado/Casa.com.br

As paredes da sua varanda também podem ser decoradas por um jardim ou horta vertical. Neste caso, cuidado com o revestimento da parede para evitar manchas e infiltrações. Bases de madeira e ferro são indicadas para fixar os vasos.

4. Construir e reformar

Se a área é molhada, como ao redor de uma piscina, é fundamental que o piso seja antiderrapante. Danielle indica granito, por sua resistência, ou o porcelanato, que é fácil de limpar e pode ser encontrado em diversas cores e estampas. Lembre-se também de escolher poltronas e sofás com tecido à prova d’água.

Continua após a publicidade

Publicidade