Casa Created with Sketch.

Como decorar área gourmet pequena

Conheça os diferentes tipos de área gourmet e churrasqueiras e decida qual o melhor modelo para você:

No projeto deste apartamento de 112m², assinado pela Oliva Arquitetura, ao lado da área gourmet – com direito à churrasqueira, bancada com cooktop e outra com pia, armários e um frigobar –, uma mesa de madeira foi composta com a brasilidade das cadeiras com encosto em palhinha.

No projeto deste apartamento de 112m², assinado pela Oliva Arquitetura, ao lado da área gourmet – com direito à churrasqueira, bancada com cooktop e outra com pia, armários e um frigobar –, uma mesa de madeira foi composta com a brasilidade das cadeiras com encosto em palhinha. (Jenifer Gimenez/Casa.com.br)

Uma trend de décor que ganhou força nos últimos anos foi a área gourmet. Perfeito para moradores que amam receber visitas, o espaço traz mais charme à casa e ajuda a romper os limites entre o interior e o exterior, permitindo que a natureza adentre.

A vantagem de contar com esse ambiente é a privacidade de reunir amigos e familiares em casa – e não em áreas sociais de prédios e condomínios –, e ter um espaço extra e alternativo para o preparo de alimentos, celebrações, descanso etc.

 (Eduardo Macarios/Casa.com.br)

Para você que está planejando o projeto de área gourmet, considere incluir poltronas, sofás confortáveis e uma mesa para refeição no ambiente. Mas não esqueça dos eletrodomésticos que lhe completam muito bem: refrigeradores, fornos, churrasqueiras, adegas… tudo vai depender de seu uso e preferência.

Apesar do nome inferir sofisticação, não é preciso dispor de um espaço muito grande para ter a sua própria área gourmet. Elas podem existir em terraços e edículas nas residências, mas também em varandas em apartamentos pequenos.

Reunimos algumas dicas e inspirações para que o espaço fique super confortável e com a sua cara. Confira:

Modelos de área gourmet

Existem modelos de área gourmet que atendem a todos os espaços, gostos e orçamentos. Há áreas gourmets simples, pequenas, grandes, com churrasqueira, modernas, rústicas, externas, e por aí vai.

Espaço Gourmet simples e charmoso

 

Varanda gourmet com jardim vertical

 (Maura Mello/Dantas e Passos Arquitetura/Casa.com.br)

Às vezes, menos é mais. Se o espaço disponível é pequeno (como a varandinha de um apartamento, por exemplo), aposte num projeto simples, mas charmoso.

Veja também

Nesse caso, é interessante considerar o uso de móveis planejados para não desperdiçar metragem. Para aumentar a sensação de amplitude, você também pode utilizar cores claras, espelhos e um bom projeto luminotécnico no décor.

Confira alguns projetos de áreas gourmets em espaços pequenos:

Integrando a área gourmet com a piscina

Se você possui uma área externa de lazer com piscina, esse é um ótimo lugar para posicionar a sua área gourmet, que vai servir de suporte em dias de reuniões, festas e de fim de semana com a família.

 (Viva Decora/Reprodução)

Na hora de planejar o projeto, considere a circulação e a praticidade – afinal, não queremos que a área das refeições fique molhada, né? Lembre-se também de optar por móveis e acessórios resistentes à água da chuva e outras intempéries climáticas. Ou, se for o caso, proteger o local com algum tipo de cobertura.

 (Viva Decora/Reprodução)

Quando falamos de área gourmet com piscina, geralmente nos referimos a casas térreas, mas elas também podem existir em coberturas com terraços.

Um toque rústico em ambientes modernos

 

 (Reprodução/Pinterest)

O estilo rústico, caracterizado pelo uso de elementos naturais mais crus e imperfeitos, é uma excelente opção para decorar a área gourmet. Sem dúvida alguma, vai deixar o ambiente mais acolhedor e confortável.

Se é esse o estilo que você deseja, opte pelo uso de tons neutros, referências campestres e materiais como madeira de demolição, tijolinhos, pedras, elementos cobreados.

Como escolher a churrasqueira

 

 (Viva Decora/Reprodução)

Antes de tudo, é bom lembrar que uma churrasqueira não é imprescindível em uma área gourmet. Mas, se você deseja um espaço mais tradicional e realmente vai usufruir do aparelho, então vale a pena investir em um.

O modelo ideal vai depender do seu projeto: por exemplo, para áreas gourmets externas, churrasqueiras de alvenaria são excelentes; já para apartamentos, a mais indicada é a elétrica. Mas há ainda as de carvão (que deixam o gostinho defumado na carne, mas geram mais fumaça) e gás (como pequenos fornos ou assadeiras giratórias que não geram fuligem). Em apartamentos, certifique-se sobre as regras de instalação.

 (Reprodução/Pinterest)

Posicione a churrasqueira distante da geladeira e do lado de bancadas e pias, para facilitar o processo de corte e preparo de alimentos.

Veja também
Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.