Contemporâneo e boho chic com toques rústicos: confira apê de 300 m²

O escritório Cassim Calazans optou por utilizar materiais como madeira, pedras naturais, cimento e tecidos para decorar o imóvel

Por Yara Guerra Atualizado em 15 abr 2022, 21h16 - Publicado em 18 abr 2022, 13h00
Sala de estar com painel de madeira
Júlia Ribeiro/Casa.com.br

O escritório Cassim Calazans foi o responsável por projetar este apartamento de 300 m² em apenas dois meses de obra. Localizado na Chácara Santo Antônio, em São Paulo, o imóvel precisava ter uma atmosfera de casa aconchegante, com elementos naturais, design brasileiro, texturas, madeira e cores claras e naturais.

Sala de estar com painel de madeira e poltronas cinza
Júlia Ribeiro/Casa.com.br

Além disso, a família gosta muito de receber visitas, o que implicou na vontade de um ambiente maior para encontros de jantares e churrasco, além de possibilitar um cantinho para o filho dos moradores poder brincar.

Brinquedoteca em sala com parede em cimento
Júlia Ribeiro/Casa.com.br

Outra solução na varanda foi retirar o antigo revestimento, que era uma mistura de tijolinho escuro e branco, e cobri-lo com uma pintura de cimento. Isso deu ao ambiente um ar mais natural rústico com a mistura dos móveis de madeira e dos tecidos de linho natural.

Quarto infantil com tema de floresta
Júlia Ribeiro/Casa.com.br

“A moradora também estava alucinada com o tema de floresta do quartinho do filho. Ela chegou com o tema na cabeça e pediu para desenvolver algo que fosse leve e gostoso, pois seria o cantinho do seu filhote e também pediu para estender esse tema para o banheiro”, contam os arquitetos.

Banheiro com tema de floresta
Júlia Ribeiro/Casa.com.br

Já para o quarto do casal, eles mantiveram algumas peças que eles já tinham e adoram, como a cama e a escrivaninha, então não recebeu tantas intervenções.

A varanda, por sua vez, foi aberta para a sala, nivelando o piso dos dois ambientes com deck de madeira e excluindo a esquadria existente. Além disso, uma ilha foi instalada na varanda.

Estante com itens decorativos na sala de estar
Júlia Ribeiro/Casa.com.br
Continua após a publicidade

Segundo os profissionais, foi um desafio integrar salas de estar, home theater, jantar, churrasqueira e brinquedoteca do filho em um ambiente todo aberto de forma harmônica e bem estruturada, mas de maneira que se conversassem uma com a outra sem a percepção de divisão.

“Por mais que seja um ambiente amplo, tem que manter a harmonia, autenticidade e a correta integração das múltiplas funções dentro do mesmo espaço”, explicam.

Entrada de apartamento com chapelaria e banco de madeira
Júlia Ribeiro/Casa.com.br

Um ponto importante do projeto foi a marcenaria, que é uma mistura clean a partir do móvel off white com os nichos e do painel com a porta de madeira de demolição. “Apostamos também no papel e parede com estilo de tecido com textura e nos objetos de palha, cerâmicas, sementes e pampas, remetendo a um ambiente boho chique“, dizem.

Com madeira, tecidos claros e pedra natural como materiais principais do projeto, o apê se tornou um lar clean e contemporâneo com um leve toque rústico, o que traz um ar de boho chic.

Cozinha com tons neutros
Júlia Ribeiro/Casa.com.br

“Podemos dizer também que é um projeto jovial, com ambientes cheio de misturas, cores e texturas“, falam os arquitetos. Como destaques, eles elencam a integração dos ambientes com diferentes funcionalidades, além da elegância da escolha, mistura e combinação de cores e materiais.

Carrinho-bar em frente a espelho de sala de estar
Júlia Ribeiro/Casa.com.br

Entra na lista também o reaproveitamento de móveis, como poltronas e sofá, tornando-o uma peça chave na integração.

Quer conferir mais fotos e detalhes? Navegue pela galeria:

 

Continua após a publicidade

Publicidade