Cobertura de 202 m² recebe reforma para se tornar dinâmica e colorida
O projeto e decoração é da arquiteta Amanda Miranda
A arquiteta Amanda Miranda realizou a reforma de uma cobertura linear de 202 m² na Barra da Tijuca, bairro na Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde um casal e seus dois filhos, já crescidos, residem. A família, que antes morava em uma casa, convidou a profissional para avaliar o potencial do novo imóvel e se este seria o ideal para as necessidades dos quatro.
Eles procuravam um apartamento funcional e com uma sensação de amplitude. Para conseguir entregar isso, muita madeira, cor e vegetação foram usadas – criando espaços mais acolhedores também. Além disso, os clientes buscavam por um lugar para churrasqueira na parte externa e um escritório na sala que pudesse ser guardado quando necessário.
A cobertura que possui sala, cozinha, lavabo, área de serviço, banheiro de serviço, área gourmet, terraço com spa, uma suíte, dois quartos e um banheiro social foi toda reformada.
Principais modificações
Para atender ao pedido de um escritório escondido, uma estante com porta de muxarabi, que guarda uma cadeira e bancada, foi construída. O lavabo, que antes possuía uma porta de acesso de 55 cm e era bastante estreito, recebeu uma ampliação para a sala. A arquiteta aumentou o espaço interno e o acesso.
Uma grande laje na parte externa, com uma piscina de fibra, foi demolida. No lugar, um deck de alvenaria compacto com uma jacuzzi foi instalado- proporcionando um ambiente de estar que antes não existia. A disposição da área gourmet também foi reformulada, ganhando maior superfície para bancada e armários.
Decoração
Grande parte da decoração foi repensada com o projeto. Apenas a cobertura da área externa foi aproveitada. A peça pode ficar aberta como um pergolado ou fechada por completo, protegendo o ambiente da chuva. Como era uma solução bem-vinda, a família optou manter.
Veja também
- Bikes em painel de madeira são destaque nesta cobertura duplex 80 m²
- Marcenaria, cor e obras de arte são destaques em apê de 250 m²
No living, destacam-se os painéis em freijó e o azul, cor predileta dos moradores, usada nas paredes da sala de jantar e nos adornos. A marcenaria em madeira natural, que reveste boa parte do apartamento, confere sofisticação e aconchego. Quadros de arte e fotografia, assim como vasos, são alguns dos destaques na sala de jantar, e ao lado da TV.
Integração dos interiores com a área externa
Para aumentar a integração das áreas interna e externa, foi colocado uma grande janela de correr, expandindo a vista para o terraço. O mesmo tom de piso nos ambientes foi escolhido, após a retirada do deck de madeira original, conferindo a sensação de amplitude.
A área gourmet contempla um local funcional para churrasco, com o uso de calhas úmidas na bancada, lixeira embutida, local para cervejeira e bastante armário para guardar os utensílios.
Para facilitar a limpeza de travessas maiores e espetos, uma grande cuba foi adicionada. Folheado de freijó foi utilizado para acompanhar a estética da sala. Outra solução que favoreceu a união foi a construção de uma bancada em formato L colada à janela da sala.
Do lado de dentro, uma bancada alta de bar foi incluída, com adega e acessórios. Dessa forma, os ambientes se comunicam e permitem a interação das pessoas entre os aposentos. Além de proporcionar o uso dinâmico das duas áreas.
Quartos
“O quarto do casal é bem compacto, mas os moradores queriam manter o grande armário existente. Para a cabeceira criamos um painel de madeira, com um nicho espelhado. As mesas laterais foram projetadas sob medida para otimizar os espaços”, explica a arquiteta.
Já o quarto da filha adolescente é o local menos colorido, todo preto e branco – mas as paredes ganharam uma pintura com tema sideral. Ela solicitou um lugar para pendurar o violão, bancada de estudo e espaço para receber as amigas – por isso uma bicama foi inserida.
O filho mais novo foi influenciado pela irmã no tema espacial. Para ele, foi produzido um desenho mais colorido e alegre. A paleta de cores do aposento é neutra, com marcenaria em cinza e branca – deixando o uso das cores para a roupa de cama e os brinquedos da estante.
“O bacana deste proposta é ver uma casa dinâmica, colorida e alegre, tal como a família que reside nela. A arquitetura proposta reflete o habitar dessas pessoas”, afirma Amanda.
Confira mais algumas fotos: