Casa Created with Sketch.

Pergolado de Madeira: 110 Modelos, Como Fazer e Plantas para Usar

Inspirações e tudo o que você precisa saber sobre a pérgola de madeira

O que é e para que serve um pergolado

 

Pergolado, também chamado de pérgola, é uma estrutura de madeira, que, originalmente, era usada para o cultivo de uva. Formado por duas séries de colunas paralelas, a pérgola de madeira serve de suporte a trepadeiras, ou, nos casos mais comuns, são usados para áreas externas de lazer, como a beira de uma piscina, por exemplo.

Pergolado de madeira no ambiente externo de uma casa com piscina e muitas árvores

 (Marco Antonio/CASACOR)

Qual a madeira para fazer pergolado

 

Ao escolher a madeira para pergolado, a principal preocupação que se deve ter é com a resistência do material, uma vez que ficará exposto à chuva, vento e outras intempéries. A Teca é uma ótima opção de madeira para pergolado, por não empenar e não sofrer com as mudanças do clima.

Pergolado de madeira na entrada de um hotel, em uma tarde ensolarada

 (Reprodução/CASACOR)

Além da Teca, outras opções de madeira para pergolado são a do Ipê; do Cumaru; da Maçaranduba e da Pitomba; o Cedro; madeira de demolição, como a Peroba e o Jatobá; e a Itaúba. Na lista de madeira para pergolado mais barata, estão a Garapeira, Muiracatiara, o Angelim e o Tauari.

Também é possível fazer um pergolado de Eucalipto, no entanto é preciso que sejam tratados de forma que o apodrecimento da madeira seja prevenido.

Quanto custa para fazer um pergolado?

Pergolado de madeira no ambiente externo de um restaurante, com mesas e cadeiras pretas.

 (Reprodução/CASACOR)

O valor para fazer uma pérgola de madeira varia de acordo com o espaço que será coberto e o material utilizado e também deve ser considerado o custo da mão de obra para instalação. O preço do pergolado gira em torno de 1000 reais a 1500 reais por metro quadrado construído, como mínimo de 2 x 2 metros.

O que colocar em cima do pergolado de madeira: Vidro ou Policarbonato

 

Para escolher o melhor material para a pérgola de madeira é preciso pensar na transparência e na luminosidade, de modo que não prejudique o conforto térmico. Isso porque, durante a maior parte do dia, a cobertura fica exposta à radiação solar, mas quando escolhida corretamente, a cobertura consegue controlar às três radiações (direta, infravermelha e ultravioleta) conforme as necessidades do ambiente e da região.

Ambiente externo com pergolado de madeira branco e plantas ao redor

 (Reprodução/CASACOR)

Enquanto o policarbonato se destaca pela maior resistência a impactos, e ser mais recomendado para áreas sob árvores, ele também é mais sensível ao calor, podendo dilatar e deformar ou trincar mais fácil do que o vidro.

O vidro, por outro lado, tem uma durabilidade maior que o policarbonato, apesar de precisar uma estrutura mais resistente ao peso do material.

Melhor planta para pergolado

 

As plantas mais recomendadas para a pérgola de madeira são as trepadeiras. Se a pérgola de madeira estiver instalada em um jardim, o ideal é que as raízes estejam no solo, do contrário, a sugestão é que elas estejam plantadas em vasos de cimento ou jardineira de alvenaria.

Jardim com mesa e plantas trepadeiras na pérgola de madeira.

 (Jomar Bragança/CASACOR)

10 Plantas para Pergolado

 

  • Hera do cabo (Senecio macroglossus)
  • Jasmim Estrela (Trachelospermum jasminoides)
  • Amor-agarradinho (Antigonon leptopus)
  • Primavera (Bougainvillea spectabilis)
  • Tumbérgia (Thunbergia grandiflora)
  • Alamanda (Allamanda cathartica)
  • Dipladênia (Mandevilla splendens)
  • Jasmim-de-Madagascar (Stephanotis floribunda)
  • Aspargo-Pendente (Asparagus densiflorus)
  • Rosa-Trepadeira (Rosa wichuraiana)

Inspirações de pergolado de madeira

 

Veja na galeria 100 inspirações de pergolado de madeira

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.