Apê contemporâneo e fresh de 200 m² é lar de arquiteta e família

Cecília Teixeira, sócia da arquiteta Bitty Talbolt no escritório Brise Arquitetura, projetou seu novo lar em São Paulo

Por Redação Atualizado em 14 mar 2022, 11h54 - Publicado em 14 mar 2022, 13h00
Living com sofá branco, rack em madeira, tv e pufe azul como mesa de centro
Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br

Este apartamento de 200 m² é a nova casa da arquiteta Cecília Teixeira, sócia da arquiteta Bitty Talbolt no escritório Brise Arquitetura, acabou de se mudar do Rio de Janeiro para São Paulo.

“Resolvemos encarar a mudança com toda a família, mas, num primeiro momento, optamos por um apartamento alugado. Com a chegada da pandemia e todos presos em casa, sentimos a necessidade de ter uma casa com a nossa cara, que atendesse de fato às nossas necessidades” conta ela, que tem dois filhos gêmeos, Antonio e João, de 4 anos.

Living com mesa de madeira funcionando como bar
Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br

O ponto que mais chamou atenção no imóvel foi a claridade dos ambientes, favorecida pelas janelas e portas de todos os cômodos, que dão para uma sacada que atravessa a fachada do prédio.

“Somos uma família carioca morando em São Paulo e nosso estilo de vida perto da praia acabou refletido em nosso novo lar, que ganhou decoração leve, cores claras, texturas naturais e ambientes fresh. Morando em São Paulo, também pude criar um braço do nosso escritório, que fica no Rio, e acompanhar de perto nossos clientes daqui”, revela Cecília.

Porta de correr separando a cozinha da sala
Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br

Entre as principais modificações na planta do imóvel estão a integração da cozinha com a sala através de uma grande abertura com portas de correr; a transformação da dependência de serviço em salinha de TV para as crianças; a integração do hall de entrada com a sala; e a ampliação do banheiro dos gêmeos.

Veja também

Como os filhos fizeram questão de dividir o quarto, Cecília fez uma suíte e transformou o outro quarto em brinquedoteca.

Quarto infantil com cama e prateleira de livros
Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br
Continua após a publicidade

A decoração do apartamento como um todo segue um estilo contemporâneo atemporal, pontuado por móveis antigos que contam histórias e conversam bem com os novos. Segundo a arquiteta, muitas peças foram reaproveitadas do antigo endereço da família, no Rio.

“Tenho um enorme apego às minhas coisas que tem história, que foram passadas por gerações da minha família e pretendo levar sempre comigo. Minha mesa de jantar, por exemplo, foi um presente de casamento da minha tia.

Living com sofás brancos e pufe azul quadrado funcionando como mesa de centro
Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br

Os sofás também vieram do endereço antigo, um deles foi da minha mãe e tem pelo menos 20 anos de uso.  Também não largo de jeito nenhum a mesa que uso como bar na sala. Aliás, amo o contraste do antigo com o novo”, conta a arquiteta.

O destaque do projeto fica por conta da marcenaria em tons sóbrios, que foi detalhada pela própria profissional, No hall de entrada, por exemplo, o painel branco com frisos se estende para a sala de jantar e o mesmo desenho se repete na sala de estar no painel da TV, conectando visualmente todos os ambientes da área social.

Quarto com cama, cabeceira em madeira e mesa de cabeceira em madeira
Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br

Também vale menção o piso em réguas de madeira Tauari, que foi aplicado em todo o apartamento, com exceção do porcelanato no padrão cimento, presente nas áreas molhadas.

Já no quarto do casal, a arquiteta destaca as ripas aplicadas na parede, que criaram um relevo com visual de lambri, deixando o ambiente mais leve e aconchegante, atmosfera reforçada pela cabeceira em madeira que ocupa toda a parede da cama e o armário com portas de palhinha.

Veja todas as fotos do projeto na galeria abaixo!

Continua após a publicidade

Publicidade