Apartamento de 250 m² ganha atmosfera clean e paleta de tons neutros
O apartamento valoriza o design brasileiro com boas escolhas de mobiliário, piso em madeira Tauri com paginação especial e paredes com em cimento queimado
Por Redação
Atualizado em 29 fev 2024, 10h19 - Publicado em 6 fev 2022, 13h00
O apartamento de 250 m² trouxe uma atmosfera contemporânea e clean para a família formada por um casal e duas filhas jovens. Como briefing, o arquiteto André Bustamantetinha a premissa que a área social fosse capaz de receber muitos convidados, e para isso todos os ambientes sociais deveriam ser integrados – inclusive a cozinha.
Além da integração que norteou o projeto assinado pelo arquiteto, os clientes pediram ausência de painéis de madeira e papéis de parede. “Eles queriam um espaço contemporâneo, aconchegante, com referências ao design nacional, materiais naturais, madeira e cores claras”.
Continua após a publicidade
Embora a madeira não fosse “bem-vinda” nas paredes, foi a escolha para o piso de todo o apartamento. “Com colocação espinha de peixe, os pisos de tacos de madeira Tauri foram o que guiou a escolha dos demais acabamentos do apartamento”, revela. Em contraponto ao piso, a escolha para as paredes foi uma pintura tipo cimento queimado com um tom cinza mais quente.
Outro material de destaque no projeto foi o aço corten, material presente na fachada do prédio e que não poderia ser alterado no espaço da varanda. “Tiramos partido dessa situação e usamos o material da divisória em frente ao lavabo, na porta de entrada do apartamento, e também em alguns móveis como a mesa de jantar e a de centro”, explica Bustamante.
Para garantir a integração total da área social, o arquiteto optou por fechar a varanda com vidro, remover as portas e nivelar o contrapiso. “Além disso, demolimos as paredes que separavam a cozinha, a sala de almoço e o living. Para a necessidade de fechar a cozinha, instalamos portas de correr com estrutura de alumínio e vidro reflexivo”. Além dessa parede, não foram feitas grandes alterações, já que a distribuição e dimensão dos cômodos já atendia às expectativas dos moradores.
Continua após a publicidade
Para os móveis e itens decorativos, a escolha foi uma paleta de tons suaves e bem clean e o arquiteto priorizou estúdios de design nacional. As cores aparecem de forma pontual em almofadas, e nas plantas. Além disso, o casal tem uma forte relação afetiva com suas obras de arte, “Por isso deveriam ser incorporados ao projeto, entre eles uma tela de Siron Franco, que ocupa uma posição de destaque no novo apartamento.”