Cobertura de 240m² mescla estilo clássico e contemporâneo em dois andares

O projeto da NOP Arquitetura, optou por um estilo mais clássico, com clima provençal, nas áreas íntimas e, para as áreas sociais uma pegada contemporânea

Por Redação Atualizado em 1 fev 2022, 13h17 - Publicado em 1 fev 2022, 13h00
living integrado com varanda. Mesa de jantar branca com pendentes. Cozinha com bancada à direita.
Raiana Medina/Casa.com.br

Este apartamento duplex em Botafogo de 240m² é a morada de um casal – ele, executivo aeronáutico; ela, professora de literatura recém-aposentada – e sua filha, universitária na faixa dos 20 anos. A família procurou o escritório NOP Arquitetura, Phil Nunes e Livia Ornellas, para imprimir uma abordagem mais afetiva à composição de seu novo lar.

Para isso o imóvel precisou passar por algumas obras pontuais: unir dois quartos, criando uma suíte máster; integrar a varanda à sala do primeiro pavimento, criando um estar mais aconchegante; reposicionar alguns pontos e eixos elétricos e hidráulicos, para melhor atender ao projeto. Outras alterações foram feitas diretamente na planta, no momento da compra do apartamento.

Varanda com sofás brancos e azuis. Pergolado com primaveras rosa florescendo
Raiana Medina/Casa.com.br

O duplex pode ser compreendido de duas maneiras: na área íntima, o clima é mais clássico, com objetos e móveis que resgatam memórias afetivas e contam a história da família; e, na área social, sobressai um estilo mais contemporâneo e despojado, pensado para receber familiares e amigos com conforto.

Esta atmosfera mais festiva predomina especialmente no segundo pavimento, que soma 120m², dedicado ao lazer dos moradores e a promover confraternizações.

Cozinha com bancada revestida de azulejos e banquetas em madeira. Parede em tijolinhos
Raiana Medina/Casa.com.br

“Podemos dividir o projeto em três eixos principais: a sala de TV com cozinha gourmet e área de jantar; o estar externo, com uma área de jantar mais informal e churrasqueira; e, por fim, a piscina. A cozinha gourmet fica em um ponto central, próximo aos ambientes interno e externo”, descreve o arquiteto Phil Nunes.

A área interna da cobertura ganhou cores vibrantes, como os detalhes em azul e cobre, aliados a um mix de texturas em tons terrosos, que conferem dinamismo e acolhimento ao espaço. Com amplas janelas e portas de correr, a sala se abre para o estar da varanda, com cobertura parcial em estrutura de metal e vidro e vista ampla para o bairro.

Veja também

Escada branca. Estante embaixo da escada com livros.
Raiana Medina/Casa.com.br

Já o primeiro piso do duplex concentra toda a área íntima – com dimensões reduzidas, o estar inferior funciona como um espaço privado, com estantes sob a escada que armazenam livros e itens afetivos para os moradores, um bar em casa e, ao fundo, a varanda integrada torna o estar mais confortável. Neste ambiente, foram usados móveis do acervo dos moradores, de grande valor afetivo.

Continua após a publicidade

Quarto com cama de casal. Armário espelhado ao fundo. Boiserie acolchoado na cor creme. Papel de parede com flores azuis ao fundo
Raiana Medina/Casa.com.br

A suíte master foi inspirada nas casas de fazenda e nos châteaux franceses. A ideia foi trazer uma atmosfera fresca e contemplativa para o quarto, inspirada no estilo provençal, transformando-o em um refúgio de campo em meio à efervescência de Botafogo.

Floreira de porcelana branca com flores azuis pintadas. Hortênsias arranjadas dentro dela. Ao fundo, papel de parede com flores azuis.
Raiana Medina/Casa.com.br

Para isso, a decoração partiu da floreira de porcelana azul e branca, em destaque sobre a cômoda. A partir dela, os arquitetos buscaram um papel de parede com a mesma linguagem, completando o revestimento da parede acima dos lambris.

O piso amadeirado, inspirado nas casas coloniais, deixou o ambiente mais acolhedor. As mesas de cabeceira e as cômodas são releituras novas, enquanto a penteadeira foi garimpada em um brechó e depois repaginada. O tapete, em tom off white mesclado com azul, acrescentou textura e aconchego ao quarto.

Detalhe do backsplash da cozinha. Azulejos geométricos vermelhos. Armários em tom cinza.
Raiana Medina/Casa.com.br

Por fim, a cozinha no primeiro piso ganhou um vibrante painel de azulejos no backsplash, com estampa geométrica em branco e vermelho, conferindo um toque, ao mesmo tempo, retrô e descontraído.

Copa com mesa pequena de quatro lugares e cadeiras em madeira.
Raiana Medina/Casa.com.br

O cômodo ainda conta com armários brancos com caixa em madeira natural e puxadores na cor cobre. Uma pequena copa complementa a cozinha, onde a família pode realizar as refeições de forma prática no dia a dia.

Confira todas as fotos do projeto na galeria abaixo!

Continua após a publicidade

Publicidade