Casa Created with Sketch.

Decoração de mesa de centro: ideias para você se inspirar

Como ter décor agradável e que respeite a estrutura da peça?

Comprou uma mesa linda, mas não sabe muito bem o que fazer com ela? A escolha do móvel deve sim levar em consideração seu visual e design, mas não podemos esquecer do seu propósito. E a mesa de centro é um dos itens mais procurados quando o assunto é decoração das áreas sociais, seja ela interna ou externa.

Por serem muito funcionais e estratégicas, podendo expor obras de arte, vasos e diversos acessórios, todo morador requer uma. Quer saber como decorar a peça seguindo o layout do ambiente e a sua personalidade? Confira as dicas da designer de interiores Thatiana Mello e da arquiteta Camila Corradi, do escritório Corradi Mello Arquitetura.

Na sala de televisão projetada pela arquiteta Camila Corradi e a designer de interiores Thatiana Mello, sócias no Corradi Mello Arquitetura, dois pufes são às vezes mesas de centro. Eles podem ser usados tanto como suporte de copos e aperitivos, quanto para apoio para os pés.

Na sala de televisão projetada pela arquiteta Camila Corradi e a designer de interiores Thatiana Mello, sócias no Corradi Mello Arquitetura, dois pufes são às vezes mesas de centro. Eles podem ser usados tanto como suporte de copos e aperitivos, quanto para apoio para os pés. (Evelyn Muller/Casa.com.br)

Como destaque principal

Um móvel atraente e com um belo design é a melhor opção se você prefere um estilo mais clean, com poucos itens. “Quando temos uma mesa com tampo de vidro e base de madeira, o ideal é deixar a área mais vazia para que o acabamento do móvel fique mais visível, ganhando destaque no cômodo”, explica Camila.

Uma das funções desta mesa de vidro é dar visão para o tapete. Para a decoração nesse living, foram adicionados um vaso de murano que recebeu uma bromélia e livros de arte que apoiam uma escultura.

Uma das funções desta mesa de vidro é dar visão para o tapete. Para a decoração nesse living, foram adicionados um vaso de murano que recebeu uma bromélia e livros de arte que apoiam uma escultura. (Evelyn Muller/Casa.com.br)

Caso você adicione um tapete com textura e padrões, o recomendo é posicionar um modelo de vidro, alinhando-se à proposta de um ambiente mais leve.

Veja também

Uma outra alternativa é criar uma composição de mesinhas, mas importante que sejam parecidas no estilo e estrutura. Diversifique focando em alturas diferentes, permitindo que uma se encaixe na outra e resultando em um visual mais interessante. Além disso, você pode compor esse cenário com pufes e até baús.

A mesa de centro acompanha o ‘mood’ do ambiente, todo projetado com tons amadeirados. Na decoração do móvel, destaque para o lindo vaso cerâmico com orquídeas brancas.

A mesa de centro acompanha o ‘mood’ do ambiente, todo projetado com tons amadeirados. Na decoração do móvel, destaque para o lindo vaso cerâmico com orquídeas brancas. (Evelyn Muller/Casa.com.br)

Vasos com plantas e flores

Quem não gosta de um toque verde em casa? Uma das formas mais bonitas e acolhedoras de adornar uma mesa de centro, as plantas e flores proporcionam vivacidade e bem-estar.

O importante nesta configuração é estar atento com a manutenção e os cuidados. Os arranjos precisam estar em um recipiente que não deixa vazar água – uma vez que pode danificar o móvel e outros itens decorativos que dividem o mesmo espaço.

Para este living, as sócias do Corradi Mello investiram em uma mesa de dois andares. Para que a base de madeira pudesse se sobressair no visual, elas decidiram pelo tampo de vidro e a inserção de poucos objetivos, valorizando a estrutura do móvel.

Para este living, as sócias do Corradi Mello investiram em uma mesa de dois andares. Para que a base de madeira pudesse se sobressair no visual, elas decidiram pelo tampo de vidro e a inserção de poucos objetivos, valorizando a estrutura do móvel. (Evelyn Muller/Casa.com.br)

Para evitar isso, considere o uso de um cachepô, suporte de vidro ou prato. Na hora de escolher a melhor espécie, busque pelas de baixa manutenção. Camila e Thatiana sugerem bromélias, orquídeas ou folhagens soltas.

Neste living, as profissionais investiram no pufe como mesa de centro. Para ajudar na hora de apoiar uma bandeja, a mesa de madeira com rodinhas facilita o vai e vem.

Neste living, as profissionais investiram no pufe como mesa de centro. Para ajudar na hora de apoiar uma bandeja, a mesa de madeira com rodinhas facilita o vai e vem. (Evelyn Muller/Casa.com.br)

Pufes

Busca funcionalidade? Então o pufe é pra você! Inseri-lo no ambiente é um ótimo jeito de ter uma mesa de centro para apoiar bandejas com aperitivos, bebidas e até controles da TV.

Sua versatilidade é uma das suas maiores vantagens, existem muitas opções – mude para outro cômodo ou use como assento, desfrute conforme a sua necessidade e preferência!

Em vidro e aço corten, essa é uma combinação entre três mesas de centro na mesma altura.

Em vidro e aço corten, essa é uma combinação entre três mesas de centro na mesma altura. (Evelyn Muller/Casa.com.br)

Em caso da presença de crianças e animais de estimação

Nunca é demais se prevenir, certo? Por isso, escolha itens que não estraguem e quebram com muita facilidade. Lembre-se também de fugir dos móveis com quinas pontiagudas, perigoso tanto para os pets como para as crianças.

Ademais, fique atento aos acessórios posicionados em cima da mesa, para não ter risco de pegarem ou, até mesmo, colocarem na boca. E, no caso de vasos com plantas, faça uma pesquisa para saber se são tóxicas.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.