Continua após publicidade

Apê ganha automação customizada e destaca pé direito duplo com biofilia

A arquiteta Anna Yuri Murayama criou projeto cheio de personalidade destacando o design e a natureza para o convívio familiar

Por Redação
Atualizado em 29 fev 2024, 08h26 - Publicado em 22 out 2021, 13h00
biofilia
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

A arquiteta japonesa Anna Yuri Murayama, com escritório solo em São Paulo há 6 anos, o Murayama Design, projetou um apartamento com 230 m² no Morumbi, em São Paulo, para um casal com uma filha de 9 anos, que solicitou à arquiteta integração total da área social com destaque para o lazer em família, principalmente no desejo de ter um cinema em casa.

Aproveitando o pé direito duplo da sala de estar e da varanda, a arquiteta criou uma área de convivência ao mesmo tempo minimalista e aconchegante e toda área social foi integrada, unindo os ambientes da sala de jantar, espaço gourmet, varanda fechada e living.

biofilia
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

Partindo da criação do espaço do cinema os demais ambientes puderam ser concebidos com uma linguagem única entre eles. O desafio inicial da arquiteta foi como harmonizar o pé direto duplo sem “carregar” com muitos elementos e inseri-lo no contexto do cinema em casa. Sendo o destaque deste projeto com cerca de 5 metros de altura, a parede foi transformada em um “palco” do cinema em casa.

biofilia
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

Ao entrar no apartamento o que também chama a atenção é a enorme parede verde com plantas preservada (Svetlana), que a arquiteta projetou na varanda fechada, trazendo para o convívio familiar o contato com a natureza.

O jardim vertical foi colocado estrategicamente naquele ponto, pois assim pode ser visto de qualquer ambiente social. “Uma das premissas que levo aos meus projetos é trabalhar as sensações visuais de diferentes pontos de vistas, em um único ambiente ou em outros ambientes”, diz Anna Yuri Murayama.

biofilia
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

Na mesma parede verde, Anna Yuri Murayama, projetou uma estante de marcenaria em laca branca e detalhe em metal dourado com LED embutido para iluminar as obras, objetos de decoração e memórias afetivas da família. O mesmo desenho acompanha a linguagem do móvel customizado que emoldura a TV na parede ao lado transformada em “palco”.

Continua após a publicidade

Veja também

Neste ambiente biofílico, o sofá serve tanto para confraternizar com a mesa redonda colocada estrategicamente na varanda gourmet como também com o living, permitindo essa integração entre espaços e mobiliários. Todo o layout da área social foi pensado em permitir essa integração entre os ambientes, e ao mesmo tempo a setorização.

biofilia
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

Do lado oposto, dando continuidade ao ambiente, a área gourmet, ideal para churrascos e confraternizações, possui uma bancada alta em granito que foi inteiramente esculpida com chanfros como uma joia, fica apoiada em uma grande base da bancada baixa em quartzo branca, dando a sensação de leveza como se estivesse suspensa no ar.

biofilia
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

Essa bancada ganha ar de bar para aperitivos com pendentes, as banquetas Wien pretas e, na parede lateral, o quadro com fundo preto e cores dá toque de aconchego e alegria. A parede superior a essa bancada foi feita com revestimentos de concreto arquitetônico com design tridimensional, que compõem o espaço harmoniosamente como uma obra de arte.

Logo na entrada, a porta de em laca branca com molduras de linhas retas, desenhada pela arquiteta Anna Yuri Murayama, dá surpreendente boas-vindas a quem chega no hall do elevador. Seu puxador circular no centro da porta tem embutido iluminação em LED que acende com um sensor assim que detecta presença humana.

biofilia
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

Esta é uma porta única, totalmente customizada. “Queria uma porta monocromática, com um puxador circular no meio da porta. Durante a minha viagem a Milão, tive inspirações para desenhar este puxador e em como dar destaque a ele sendo da mesma cor da porta?” Explica a arquiteta.

Continua após a publicidade

“A solução foi iluminar e criei, assim, um puxador ‘arandela’, e não me contentei apenas com formato circular, o desenhei côncavo. E por causa desse puxador, nomeei esse projeto de ‘Apartamento côncavo'”, explica a arquiteta. A porta do lavabo, também com desenho da arquiteta, mantém o mesmo revestimento da parede em madeira.

biofilia
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

Por seguir ideias e conceitos de Feng Shui, a arquiteta acredita também no poder que uma porta de entrada pode carregar para aquele projeto e família. Uma porta imponente e única, impressiona que visita e traz aconchego ao chegar em casa depois de um dia corrido.

biofilia
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

Acompanhando o hall de entrada, tanto do elevador quanto do apartamento, e seguindo por toda extensão do lavabo e sala de jantar, as paredes foram revestidas em madeira para manter uma única linguagem estética e de integração destacando apenas as duas faixas de parede revestidas em papel de parede off-white texturizado com prateleiras em laca branca, que exibem peças de designers e obras de arte.

Uma das premissas deste projeto foi a automação e o convívio familiar integrado a todo ambiente social. Partindo desse princípio, a arquiteta projetou o living para ser o cinema em casa. O processo de criação do projeto com os ambientes integrados partiu deste conceito que foi uma das solicitações, quase que uma exigência do cliente, e no desejo de ter a família reunida e mais próxima para momentos de lazer.

biofilia
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

A parede com pé direito duplo valorizou ainda mais o desenho da arquiteta que a revestiu com painel ripado em laca branca. Sobre esse revestimento, um painel em porcelanato e o grande anfitrião deste living, no qual foi pendurada a TV de 65″, recebeu uma estrutura em laca branca que faz o papel de moldura e proporcionou o status do aparelho de TV em obra de arte.

Continua após a publicidade
biofilia
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

Essa mesma moldura serve para armazenar a tela de cinema. Esse móvel possui uma estrutura de metal dourada, na qual está embutida a iluminação em LED que cria uma atmosfera aconchegante ao ambiente e mantém a mesma sincronia e simetria com a estante instalada na parede verde ao lado.

biofilia
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

Em meio a toda automatização e customização do projeto, os ambientes possuem paleta de cores neutras permeando pelos tons de cinza e branco com pouco toque em madeira na cor natural para aquecer, o verde das plantas para energizar e o preto pontuado em móveis, obras de arte e revestimentos.

Veja todas as fotos do projeto na galeria!

Publicidade