Casa Created with Sketch.

Dicas de Feng Shui para iniciantes

Se interessa pelo método, mas não sabe por onde começar? Este guia irá te ajudar!

 (Reprodução/Casa.com.br)

Com o objetivo de tornar os ambientes mais harmônicos para os moradores, o Feng Shui ajuda no bem-estar em geral – rotina, sono, disposição e humor.  Para conseguir implementá-lo e alcançar o efeito completo na sua casa, existem algumas configurações e aspectos que merecem a sua atenção.

 (Floor.br/Reprodução)

Não sabe quais são? Fique tranquilo, vamos te explicar os principais conceitos e como inserir Feng Shui em cada área da residência. Confira:

Os cinco elementos

 

Terra, metal, água, madeira e fogo são elementos associados a certas qualidades, tons e formas – que podem ser usados em peças de design. Este sistema analisa os ciclos da natureza e como eles funcionam juntos para estar em equilíbrio.

Terra

Relacionado ao autocuidado, limites e nutrição, o componente se conectada com cores terrosas – como amarelo, laranja e marrom – e está vinculado com figuras quadradas e objetos pesados. Adicione terra ao ambiente com um tapete quadrado amarelo ou uma mesa sólida retangular.

 (Reprodução/Pinterest)

Metal

O metal possui qualidades que trazem alegria, beleza e precisão. Branco, cinza e tonalidades metálicas, bem como formas circulares, o representam. Inclua uma floreira ou luminária redonda e de metal para desfrutar deste item.

 (Reprodução/Pinterest)

Água

A água está ligada a profunda sabedoria, conexão com os outros e com o mundo ao nosso redor – vinculado a objetos pretos, azuis muito escuros e aparências onduladas. Acrescente o elemento na sua decoração com uma fonte de água ou obras de arte que exibem o tema.

 (Reprodução/Pinterest)

Madeira

Referente ao crescimento, cura e vitalidade, ele é simbolizado por cores verdes, azuis e azul-petróleo. Itens colunares altos são indicados. As plantas domésticas são excelentes para introduzir madeira à sua casa.

 (Reprodução/Pinterest)

Fogo

O elemento reflete paixão, inspiração e visibilidade – referente a cores vermelhas e laranja brilhante, assim como formas triangulares. A luz também está conectada ao fogo, sendo assim, lâmpadas são uma ótima maneira incorporar o componente à área selecionada.

Posição de Comando

 

 (Reprodução/Pinterest)

Um dos princípios básicos do Feng Shui reflete a importância da sua cama, mesa e fogão estarem no domínio –  já que cada um representa um aspecto significativo de sua vida. Sua cama representa você; o fogão sua riqueza e recursos; e a mesa sua carreira e caminho na vida.

Veja também

 (Reprodução/Pinterest)

Para colocar estes itens em uma posição de comando, encontre um local no espaço que corresponda à seguinte informação: quando você está sentado em sua mesa, deitado na cama ou cozinhando, você consegue ver a porta sem estar diretamente de frente para ela.

 (Reprodução/Pinterest)

A ideia é que você tenha uma boa visão de qualquer pessoa ou coisa que possa entrar pela porta, o que te faz se sentir mais à vontade no nível subconsciente. Isso também significa que você está mais ciente das oportunidades que podem estar vindo em sua direção.

Dicas em cada cômodo

Entrada

 

 (Reprodução/House Beautiful)

Chamada boca de qi, a entrada é onde a energia se introduz no ambiente – além de representar sua fachada para o mundo. Para o qi fluir com facilidade, certifique-se de manter a área limpa, organizada e a porta da frente com fácil acesso. Uma boa opção é adicionar uma luminária para introduzir luz e o elemento fogo.

Sala de estar

 

 (/)

Local de convívio com a família e amigos, as salas de estar devem ser acolhedoras e aconchegantes. Coloque assentos confortáveis ​​- sempre tenha extra para os convidados – de frente para sofás e outras poltronas, pois estimula conexão e conversa. Evite, porém, que as costas destas peças fiquem voltadas para a porta.

Um cantinho verde é um ótimo complemento para este cômodo, inserindo energia vital e o componente madeira, que representa bondade e compaixão – perfeito para um lugar onde você vai receber bastante convidados.

Cozinha

 

A cozinha é uma área importante porque simboliza a forma como você se alimenta. Comece garantindo uma geladeira limpa e arrumada. Se livre de produtos vencidos e tudo o que não é mais útil para você. Arrume com a intenção de criar um espaço onde você possa consumir alimentos saudáveis.

Banheiro

 

Por possuir muitos drenos, estes cômodos conseguem ser esgotantes e apresentar baixa energia. Para minimizar seu impacto, mantenha a porta do banheiro e a tampa do vaso sanitário fechadas sempre que possível. Como a água representa o fluxo de riqueza e dinheiro, o método facilita a evitar que o dinheiro saia de você.

Quarto

 

Os quartos são muito importantes e ótimos lugares para começar as estratégias de Feng Shui. Primeiro, coloque a sua cama em posição de comando e, em seguida, verifique embaixo dela. Não é ideal usar o espaço inferior para armazenamento, podendo te afetar energeticamente – uma vez que você passa muito tempo descansando e dormindo.

Caso você precise guardar algo, disponha apenas objetos relacionados à cama, como lençóis e cobertores. Para incluir o elemento terra fixe um tapete marrom e quadrado sob a cama.

Veja também
Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.