Acerte na combinação das luminárias conforme a proposta do ambiente

Veja dicas para escolher o produto de iluminação de acordo com o estilo de decoração do espaço

Por Redação Atualizado em 14 jun 2021, 17h40 - Publicado em 14 jun 2021, 18h00
Sala com vista para campo, com abajur com cupula vazada dourada, sobre móvel de madeira azul
Luminária de mesa de madeira, fita e juta, com estilo rústico e natural, no projeto da arquiteta Isabella Nalon e da designer Sula Miranda Emerson Rodigues/Casa.com.br

Na hora de equipar ou reformar a casa é grande a variedade de estilos de decoração. Por isso, muitas pessoas ficam em dúvida ao escolher quais são as luminárias, os móveis e objetos mais adequados conforme a proposta do ambiente. Para auxiliar nesse momento, a Yamamura traz dicas e inspirações sobre peças de iluminação indicadas para cada estilo.

Estilo Clássico

 

Continua após a publicidade

Luminária estilo clássico na cor verde neon, sobre mesa com vaso de flores
Luminária de mesa, modelo banker, de estilo clássico Yamamura/Casa.com.br

Para quem adora formas mais rebuscadas e prioriza um visual tradicional, o estilo clássico é perfeito! Na iluminação, os grandes lustres de cristal, repletos de sofisticação com o brilho das pedras, costumam ser o centro das atenções em qualquer ambiente. Opções certeiras para salas de jantar e estar.

Estilo Contemporâneo e Moderno

 

Continua após a publicidade

Luminária com estilo moderno, com suporte retangular e cúpula circular pendurada na parede
Luminária com estilo moderno e contemporâneo no projeto da arquiteta Pati Cillo Emerson Rodigues/Casa.com.br

É uma proposta para quem gosta de estar por dentro das últimas tendências. Para o estilo moderno, normalmente, existe uma preferência por linhas mais retilíneas e simples. Já no contemporâneo, as curvas e formas orgânicas são valorizadas para trazer um visual diferente e despojado. Em ambas as estéticas há uma forte ligação com a tecnologia e inovação, portanto a automação entra em destaque para complementar o uso das luminárias nos espaços.

Veja também

Estilo Industrial

 

Continua após a publicidade

Luminária de mesa flexível na cor cobre sobre mesa com bebidas e plantas
Na cor cobre, a luminária de mesa representa o estilo industrial no projeto do escritório Andrade & Mello Arquitetura Emerson Rodigues/Casa.com.br

Ele é a grande aposta para quem privilegia um visual mais despojado e jovial, valorizando um tipo de decoração que não se preocupa tanto com os acabamentos perfeitos – tubulações expostas e a aparência de fábrica simbolizam esse estilo. Cabem nessa estética industrial, as luminárias que remetem ao visual das indústrias, com peças contendo fios e lâmpadas aparentes, além do uso do preto e do cobre, sempre em alta. Vale apostar em trilhos com spots, arandelas articuláveis ou ainda em luminárias com acabamentos de concreto.

Estilo Rústico

 

Continua após a publicidade

Luminária de piso com suporte de madeira e cúpula branca ao lado de um sofá verde com almofadas brancas e quadro de plantas na parede
Luminária de piso em madeira no projeto do designer Henrique Freneda Emerson Rodigues/Casa.com.br

É ideal para quem deseja trazer a atmosfera de natureza para dentro de casa. Para a iluminação, convém eleger luminárias com acabamentos de madeira ou fibras naturais, pois além de charmosas, levam aconchego para os espaços de descanso do lar, como os dormitórios e a sala de estar. O uso de texturas e de acabamentos com irregularidades naturais também são bastante exploradas nesse estilo.

Estilo minimalista

 

Continua após a publicidade

Luminária minimalista ao lado de uma planta grande e uma parede de vidro com vista para o quintal
Luminária de piso de estilo minimalista, no projeto da arquiteta Isabella Nalon e da designer Sula Miranda Emerson Rodigues/Casa.com.br

Trata-se de uma versão mais simplista do estilo moderno, onde “Menos é Mais”. Em busca de visual clean, com poucos detalhes, a iluminação aposta no uso racional dos pontos de luz de forma eficiente, que não polua a decoração. As peças de traços simples, sem desenhos rebuscados, são levadas em consideração para que o espaço fique suave e tenha sua atenção dada à funcionalidade. Quanto ao acabamento, quanto mais neutra a paleta, mais minimalista será o ambiente.

Continua após a publicidade

Publicidade