Casa Created with Sketch.

Home office: 6 dicas para acertar na iluminação

A luz pode ser uma grande aliada para ajudar na produtividade e deixar o estresse de lado

Nesses tempos em que estamos sendo obrigados a fazer home office, a primeira preocupação que surge é em que lugar da casa montar a estação de trabalho. A cadeira é adequada? A mesa é boa o suficiente? A internet chega bem ao local? E, claro, não podemos esquecer da iluminação, tão importante quanto os itens anteriores, para criar um ambiente prático e uma atmosfera gostosa.

Pensando nisso, a arquiteta Nicole Gomes, dá algumas dicas, que podem ser adaptadas durante esse período em que trabalhamos de casa. Confira:

Iluminação para espaços integrados

 (Reprodução/Pinterest)

Caso o espaço de home office seja integrado com a área social, é interessante apostar em uma luminária de mesa com um design bacana. Assim, é possível que ela seja integrada com a decoração e, ao mesmo tempo, oferecer a iluminação necessária para as horas de trabalho intenso. Neste caso, as opções de luminárias de mesa, pela flexibilidade de layout, são ideais.

Tons da luz

A cor da lâmpada é muito importante na hora de pensar em iluminação para home office. Se ela for muito branca, é muito estimulante e cansa a visão em poucas horas. Já as que possuem tonalidade amarelada em demasia deixa a pessoa relaxada demais e improdutiva. O ideal é que você use uma lâmpada neutra. Caso o seu home office seja integrado, padronize a tonalidade da luz e use uma luminária de mesa.

Pendente ou luz direta

 (Reprodução/Pinterest)

Se o ambiente da sua casa for destinado exclusivamente para a função home office, o foco da iluminação deve ser a mesa de trabalho. Então, a luz deve estar bem posicionada em cima da mesa e não atrás — dessa maneira, é criada uma sombra no plano de trabalho. Apenas com esse ajuste da posição do foco de luz, a iluminação já fica muito mais funcional.

Home office no quarto

 (Reprodução/Pinterest)

Caso o seu espaço de trabalho seja no quarto, é possível deixar a iluminação agradável para ambas as funções. Uma luminária de mesa de um lado e um pendente de outro com a mesma linguagem cumprem a função de decorar e iluminar, como ambas situações pedem. Se a luminária de mesa tiver uma luz muito intensa, um dimmer resolve a questão.

E lembre-se de fazer o acendimento separado para facilitar e deixar o espaço mais confortável. Uma luz central mais reforçada também ajuda muito nas horas que serão dedicadas ao trabalho.

Home office na mesa de jantar

Neste caso, a luz precisa ser mais homogênea. A altura do pendente deve ser entre 70 e 90 cm para não ofuscar e deixar o ambiente mais confortável.

Iluminação de marcenaria

 (Reprodução/Pinterest)

Outra opção bem assertiva para o home office é iluminar a marcenaria. Dessa maneira, conseguimos aliar estética e funcionalidade em um mesmo item. Além de valorizar o mobiliário, a fita de LED embutida na marcenaria também funciona como luz de apoio para a bancada de trabalho. Caso a marcenaria esteja pronta, não se preocupe, pois também é possível iluminar, instalando um perfil externo com acrílico difusor.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s