Apê de 65 m² recebe estilo contemporâneo-urbano e tons neutros

O projeto é assinado pelo escritório Páprica Arquitetura, que incluiu um cantinho de música e outro de leitura no imóvel

Por Redação Atualizado em 23 mar 2022, 22h59 - Publicado em 25 mar 2022, 13h00
Sala de estar integrada ao jantar e à varanda com parede de tijolinhos e cadeiras vermelhas
Páprica Arquitetura/Casa.com.br

Este é o primeiro imóvel próprio do casal Eduardo Sobral e Isadora Mota, ambos funcionários públicos – ele com 35 anos e ela com 28.

Localizado no bairro Humaitá, na zona sul do Rio de Janeiro, o apartamento de 65 m² passou por uma reforma geral de todos os cômodos, sem modificações na planta, comandada pela arquiteta Nath Ornellas e seu sócio André Valente, do escritório Páprica Arquitetura.

Cantinho de música com violão e guitarra suspensos
Páprica Arquitetura/Casa.com.br

“Como o cliente curte tocar violão e guitarra, ele nos pediu um canto de música só para ele. Depois, ele nos pediu também um canto de leitura para ser usado pelo casal”, conta Valente.

Sala de estar com sofá marrom e parede de tijolinhos
Páprica Arquitetura/Casa.com.br

No novo projeto, a parede principal foi revestida em toda sua extensão com tijolinho em tom argila para proporcionar mais amplitude ao espaço e, ao mesmo tempo, integrar melhor a sala e a cozinha.

Para reforçar o estilo contemporâneo-urbano do décor, o escritório usou cores neutras, como cinza e preto, conferindo seriedade, sobriedade e sofisticação ao ambiente.

Veja também

Sala de estar com parede de tijolinhos e cadeiras vermelhas
Páprica Arquitetura/Casa.com.br

A decoração foi pontuada ainda com vermelho, presente no estofamento das cadeiras de jantar e algumas almofadas, e azul bic, que é a cor do tapete em patchwork estonado.

Continua após a publicidade

Os móveis da área social foram escolhidos, em primeiro lugar, considerando o quesito conforto. Depois, pelo design minimalista das peças. Na varanda, por exemplo, vale destacar o balanço fixado no teto, que comporta duas pessoas.

Balanço fixado no teto em varanda
Páprica Arquitetura/Casa.com.br

“Quando apresentamos a ideia do balanço, eles toparam de cara e se apaixonaram por este modelo assim que entraram na loja. Foi amor à primeira vista”, conta Nath Ornellas.

Espaço gourmet em varanda com marcenaria de tons neutros
Páprica Arquitetura/Casa.com.br

Do outro lado da varanda, rouba a cena um pequeno espaço gourmet, integrado por bancada com cuba, armários, mini-adega e mini-geladeira embutidas na marcenaria, churrasqueira portátil e prateleiras para acomodar itens de bar.

No quarto do casal, a dupla destaca o armário com portas deslizantes espelhadas, que fez o ambiente parecer mais amplo e iluminado. Já a cabeceira estofada em um tom de azul “aqueceu” o ambiente, deixando-o mais acolhedor.

Quarto de casal com vista para natureza
Páprica Arquitetura/Casa.com.br

“Nosso maior desafio neste projeto foi dispor no layout da sala compacta e estreita ambientes com diferentes funções: estar com TV, jantar e canto para tocar violão e guitarra”, avalia o sócio André Valente.

Curtiu? Confira mais fotos na galeria:

Continua após a publicidade

Publicidade