Feng Shui inspira projeto deste apê de 68 m² integrado e colorido

O projeto é assinado por Ana Rozenblit, do escritório Spaço Interior, que utilizou móveis curvos para ajudar a quebrar a ideia de ângulos retos

Por Redação Atualizado em 23 fev 2022, 23h11 - Publicado em 25 fev 2022, 13h00
Sala de estar integrada e colorida
Kadu Lopes/Casa.com.br

Cores vibrantes, mudança de móveis e a casa organizada. Estas foram as premissas da arquiteta Ana Rozenblit, à frente do escritório Spaço Interior, para o projeto de reforma deste apartamento de 68 m². O lar pertence a um jovem casal de advogados, que ressaltou a importância da harmonia e a presença do conceito oriental para contribuir no bem-estar do dia a dia.

Por isso, os princípios do Feng Shui, técnica milenar chinesa, e mudanças significativas na planta original inseriram um novo olhar para o imóvel, contribuindo também com novos aspectos trabalhados para a acomodação nos espaços.

Apartamento integrado inspirado no Feng Shui
Kadu Lopes/Casa.com.br

Junto com esses atributos, o projeto também se pautou no estilo moderno e na presença de cores vivas como forma de externar a personalidade da moradora – uma pessoa super comunicativa e extrovertida.

A reforma foi realizada em todo apartamento: o living foi integrado à cozinha, área de serviço e suíte do casal. Por isso, o projeto considerou a substituição de boa parte da elétrica e hidráulica para uma divisão funcional.

Sala integrada à cozinha
Kadu Lopes/Casa.com.br

“Nós escolhemos os revestimentos e os materiais que incorporaram ares modernos e diferenciados. Na cozinha, por exemplo, o mobiliário azul acrescentou movimento e vivacidade por toda área social. E na expressão das cores, realizamos um mix entre o amarelo Illuminating e o cinza Ultimate Gray, que foram os tons eleitos pela Pantone para 2021”, explica a arquiteta.

Contemporâneo e sofisticado

 

Para o Feng Shui, todas as cores revelam um tipo de energia e podem ser usadas a favor dos ambientes e das necessidades das pessoas em determinado momento.

Veja também

Por exemplo, os tons de amarelo, vermelho e turquesa aceleram a energia, enquanto o laranja e azuis vibrantes estimulam a criatividade. “Com a consultoria feita com base no Feng Shui, optamos por deixar predominante o amarelo e o azul na parte da sala e cozinha. No teto do banheiro, usamos o laranja, relembra Ana.

Sala de jantar integrada
Kadu Lopes/Casa.com.br

No projeto de arquitetura de interiores, a arquiteta promoveu a troca de iluminação e, por meio da inserção de toques de cores nos ambientes, conquistou um visual mais elegante.

Continua após a publicidade

Para quebrar a ideia do ângulo 90° e deixar o ambiente com formas mais orgânicas, ela inseriu o sofá curvo próximo a porta de entrada. Outra solução prática foi a colocação da mesa oval na varanda que, segundo a profissional, entrou com o objetivo de quebrar as formas originais, tirando a visão de simetria e adicionando descontração.

Sofá curvo
Kadu Lopes/Casa.com.br

“Antes da reforma, a varanda era muito grande e a sala muito pequena, assim como o apto dispunha de dois quartos pequenos. Na busca pelo equilíbrio, não tivemos receio de ousar: sala de jantar e cozinha ocuparam a área da varanda, resultando em uma distribuição muito mais gostosa”, pontua.

Com o intuito de trazer leveza aos ambientes, o projeto contemplou o encontro entre o piso amadeirado na sala de estar e o hexagonal branco instalado na cozinha e a área de serviço – escolha que simplifica os processos de limpeza e higienização.

Área de serviço discreta e compacta

 

Área de serviço compacta e colorida
Kadu Lopes/Casa.com.br

Em apartamentos pequenos, é sempre um desafio encontrar uma forma de manter a área de serviço sem reduzir o espaço disponibilizado para outros cômodos. Ao movimentar a planta baixa, o projeto revolucionou o seu lugar: ao invés de escondida, segue ligada com a cozinha, mas logo na entrada no apartamento.

A estratégia foi projetar uma “camuflagem” requintada com a espécie de mobiliário/caixa. Em um primeiro olhar, parece apenas um móvel com portas azuis com acabamento brilhante – mas na realidade, basta abrir para acessar a máquina lava e seca e o tanque.

Suíte de tons neutros em apartamento inspirado por Feng Shui
Kadu Lopes/Casa.com.br

Já na suíte do casal, o painel de laca com frisos acompanha o armário camuflado e reveste a parede onde foi instalada a TV. Com desenho assimétrico, a cabeceira estofada segue a paleta de tons neutros, pensada com a proposta de deixar o ambiente tranquilo e romântico.

Como deixar as áreas da casa tão sociais?

 

“Com a pandemia de Covid-19, direcionamos nossos olhares para casas com mais espaço para conviver, trabalhar e receber. Umas das formas de se alcançar tal desejo é investir na integração dos ambientes com uma decoração dos sonhos, mas sem gastar rios de dinheiro. Utilize marcenaria com cor, um revestimento mais descontraído e esconda as partes mais funcionais, pois ninguém irá enxergar. Por ser bem colorido e ter o piso misto, fica bem diversificado e nada formal”, conclui Ana.

Curtiu o projeto? Então confira mais fotos e detalhes na galeria:

Continua após a publicidade

Publicidade