Apê de 150 m² recebe estilo contemporâneo chic e toques praianos

A arquiteta Carmen Zaccaro modificou o layout e trouxe leveza e aconchego a partir do décor

Por Redação Atualizado em 6 Maio 2022, 18h31 - Publicado em 9 Maio 2022, 13h00
Sala de estar com sofá branco, painel de madeira e poltrona cinza
Juliano Colodeti, do MCA Estúdio/Casa.com.br

Este apartamento  com 150 m², no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, é o novo endereço de uma família composta por um casal e uma filha adolescente.

Para deixar o imóvel do jeitinho que os novos proprietários sonhavam, entrou em cena a arquiteta Carmen Zaccaro, que não só mexeu em todos os cômodos do imóvel como também comprou tudo novo para a decoração.

Sala de estar com painel de madeira e sofá branco
Juliano Colodeti, do MCA Estúdio/Casa.com.br

“Os moradores me pediram um projeto claro, despojado e de fácil manutenção, com uma planta menos compartimentada”, relata a arquiteta.

Entre as principais modificações após a reforma, Carmen eliminou o quarto de serviço para aumentar o banheiro do casal e criar um lavabo, que não existia na planta original.

Mesa de jantar de madeira com cadeiras com palhinha, mesa de centro e quadro azul
Juliano Colodeti, do MCA Estúdio/Casa.com.br

Ela também quebrou as paredes que delimitavam a sala de jantar e o hall de entrada para criar ali um cômodo com dupla função: home office e quarto de hóspedes.

Quanto à decoração, a arquiteta classifica o estilo como contemporâneo chic e despojado. Como a família adora mar e praia, foram usados tons neutros para compor a base do décor, pontuados com detalhes em azul especialmente em almofadas e quadros, sendo alguns pintados pela filha do casal.

Continua após a publicidade

TV em parede com tijolinhos brancos e painel de madeira
Juliano Colodeti, do MCA Estúdio/Casa.com.br

Para reforçar o clima de praia urbana, algumas paredes foram revestidas com tijolinho branco e o piso com porcelanato fosco na cor areia. A madeira natural, presente na marcenaria e em alguns móveis, transmite leveza e aconchego, sensação reforçada pelas texturas naturais das cortinas de linho branco e do tapete.

“Tudo isso misturado ao verde das copas das árvores que se vê das janelas resultou em um lar perfeito, que tem a cara desta família carioca”, avalia a arquiteta.

Pilar redondo branco em sala de estar com quadros azuis e sofá branco
Juliano Colodeti, do MCA Estúdio/Casa.com.br

Outro destaque no projeto é o pilar redondo, que nasce na garagem e sai no meio da sala e acabou se tornando um elemento charmoso da decoração.

“Apenas pintei o pilar de branco e distribuí a ambientação em torno dele”, conta. Já na suíte do casal e da filha, o destaque fica por conta da marcenaria, que foi desenhada pela própria arquiteta e executada pela Canto de Dormir.

Quarto com home office, painel de madeira e cabeceira cinza
Juliano Colodeti, do MCA Estúdio/Casa.com.br

“Meu maior desafio neste projeto foi, sem dúvida, redividir os espaços para atender às demandas da família. Mas o resultado final compensou porque os moradores amaram o novo lar”, finaliza a arquiteta.

Curtiu o projeto? Confira mais fotos e detalhes na galeria:

Continua após a publicidade

Publicidade