Como decorar o lavabo? Confira dicas práticas para colocar a mão na massa

Super social, o ambiente merece atenção na hora de projetar. Confira algumas inspirações e dicas para deixá-lo lindo e funcional

Por Yara Guerra Atualizado em 7 mar 2022, 22h04 - Publicado em 8 mar 2022, 13h00
lavabo de tons neutros
Lavabo Harmonia e Contraponto, por Francisco Donadio e Cristina Marcovecchio Divulgação/Casa.com.br

Como as salas de jantar, estar e varanda, o lavabo é parte importante da área social da casa. É o ambiente que substitui o banheiro para as visitas e o responsável pela sua higiene antes da refeição.

Como costumam se localizar perto da entrada da casa ou próximo às salas, é também um dos primeiros cômodos a serem vistos ao entrar no imóvel. Por todas estas razões, o seu projeto de decoração merece uma atenção especial – não se preocupe, vamos te ajudar nessa tarefa.

Confira abaixo algumas ideias para decorar o lavabo gastando pouco, seja ele pequeno ou grande:

O que compõe um lavabo

lavabo preto
Divulgação/Casa.com.br

O que diferencia o lavabo de um banheiro tradicional é a ausência de chuveiros. Este é um ponto positivo, pois elimina a umidade advinda do box e permite uma maior gama de opções de decoração.

O espaço geralmente conta com a bacia sanitária, a cuba e, muitas vezes, com espelhos. Como é mais destinado ao uso de visitas, alguns moradores costumam deixar no lavabo alguns itens úteis, como lenços de papel, algodão, fio dental, cotonete e absorventes.

Como decorar um lavabo

Devido à ausência do chuveiro, o espaço do lavabo é, geralmente, menor que o dos outros banheiros. Nestes casos, o conselho é utilizar tons claros e espelhos para promover uma maior amplitude.

lavabo com tons neutros
Projeto de Blaia e Moura Arquitetos Gisele Rampazzo/Casa.com.br

O décor pode ainda acompanhar o estilo do restante do apartamento com toques que criam detalhes bonitos, como o uso de pastilhas coloridas, marcenaria planejada e bancada de pedra. Os acessórios também podem ser pontos de cor, como as toalhas e cestos organizadores.

Veja também

Também são sempre bem-vindos ganchos de parede divertidos, espelhos com moldura, aromatizadores de ambiente e vasos de planta.

lavabo com espelho orgânico
Refúgio é projetado para relaxar e recarregar as energias divulgação/CASACOR
Continua após a publicidade

A iluminação é outro ponto de importância: no banheiro, é preciso ter uma grande visualização, facilitada pela luz. Você pode optar pelo uso de spots ou pontos combinados com uma luz central. Como o espaço é geralmente diminuto, não é indicado usar luminárias de piso.

Como escolher um papel de parede para lavabo

O papel de parede é um recurso amplamente utilizado em projetos de lavabos. É uma solução

trace-arq-e-design-tons-de-cinza-e-amadeirado-dominam-reforma-com-integracao-de-ape-LAVABO-FRONTAL
Projeto de Trace Arquitetura e Design Divulgação/Casa.com.br

financeiramente viável, de fácil aplicação e que evita incômodos em relação a sujeiras.

lavabo com papel de parede
O lavabo também recebeu papel de parede estampado, do tipo vinílico, que combinou com a bancada em pedra /Projeto PB Arquitetura Henrique Ribeiro/Casa.com.br

No mais, o ideal é utilizá-lo sempre afastado de áreas molhadas – como a bancada da pia –, pois isso pode danificar o material. Para lavabos compactos, aposte em papéis de parede de tons neutros e claros.

Você também pode optar por destacar apenas uma parede do espaço e preenchê-la com um papel de parede. Aqueles com listras vão garantir uma sensação de maior amplitude (os verticais deixarão o pé-direito mais alto e os horizontais deixarão as paredes mais largas).

lavabo com armário porta de correr com espelho e paredes na cor terracota

Quem busca sobriedade e elegância, por sua vez, deve apostar em tons mais escuros. Já os românticos podem optar por tons de dourado, rosa, rosé e branco.

As paredes podem ainda ser revestidas por azulejos – uma tendência atual é o metro style – ou cimento queimado.

Quais mudanças pequenas já deixam o lavabo bonito

Você não precisa de uma grande reforma para transformar o seu lavabo e deixá-lo mais bonito. Aposte em pequenas mudanças, como a inserção ou troca de acessórios, pintura de uma ou mais paredes ou aplicação de papel de parede.

lavabo com parede de cimento e tons neutros
Projeto: Liv’n Arquitetura Guilherme Pucci/Casa.com.br

Os cestos organizadores, por exemplo, podem ser utilizados tanto para guardar as toalhas enroladas como para estocar os itens úteis dos quais falamos: algodão, fio dental e cotonetes. Inserir uma plantinha no ambiente também não fará mal, bem como usar um espelho – os de formato orgânico estão super em alta ultimamente!

Continua após a publicidade

Publicidade