Plantas no banheiro? Veja como incluir o verde no cômodo

Para amantes de plantas e bem-estar, uma parede viva dentro do banheiro pode trazer boas energias, além de uma decoração moderna e com o toque de natureza

Por Redação
Atualizado em 24 ago 2024, 12h42 - Publicado em 14 abr 2021, 18h00
Marcenaria verde abriga hall de entrada, nicho de TV e janela passa-prato neste apê. Projeto de Fabiana Cyon e Ana Paula de Castro. Na foto, banheiro com banheira solta, planta.
(Fotos: Luiza Schreier/Produção Visual: Pualani di Giorgio/Divulgação)

Estão cada vez mais comuns os ambientes das casas repletos de plantas, seja em vasinhos ou paredes vivas. E no banheiro não é diferente! O cômodo pode ser perfeito para apostar em um jardim vertical. “De modo estratégico e funcional, inserir um jardim vertical no banheiro pequeno pode transformá-lo em um local revigorante, com boas energias que ajudam no relaxamento na hora do banho.

Pedras e vegetação em abundância marcam a estética orgânica deste loft. Projeto de Maria Alice Crippa e Gustavo Assis. Na foto, banheiro com parede viva e espelho em formato orgânico
(Eduardo Macarios/Divulgação)

Além disso, esse toque verde pode trazer charme e modernidade ao espaço”, conta Érico Miguel, técnico da Ideia Glass, marca especialista em kits de ferragens para boxes de banho e portas de vidro divisórias de ambiente.

Móveis feitos de alvenaria expõem peças de design em apê de 150 m². Projeto de Rodra Cunha. Na foto, banheiro com banheira de apoio.
(Mariana Orsi/Divulgação)

O profissional separou 4 dicas que vão nortear quem está pensando em aderir a moda do momento. Veja a seguir!

Continua após a publicidade

1. Escolha da planta

Na hora de escolher as plantas que vão compor o jardim vertical, é preciso se atentar aos tipos que se dão melhor em ambientes internos e úmidos, com pouca ventilação e luminosidade natural.

CASACOR São Paulo: ambiente conta a história da arquitetura ao longo dos séculos. Projeto de Renan Altera. Na foto, banheiro spa com plantas e banheira
(André Mortatti/Divulgação)

“As plantas mais indicadas para o banheiro são a samambaia, palmeira ráfia, palmeira camedória, espada de São Jorge, zamioculca, cactos e suculentas. Apesar de serem tipos bem diferentes umas das outras, todas elas se adaptam bem ao local”, recomenda Érico.

Continua após a publicidade

2. Cuidados necessários

De acordo com o profissional, apesar das plantas do jardim vertical não precisarem de sistema de irrigação e manutenção de cultivo diário, é importante ter certos cuidados com essas folhas.

Reforma de apê cria lar prático e contemporâneo para casal e 4 gatinhos. Projeto de Estúdio Maré. Na foto, banheiro, revestimento cinza, nicho no box. Planta suspensa no box.
(Monica Assan/Divulgação)

“Os cuidados são muito relativos e vai depender do tipo de planta escolhido para o ambiente. Mas de modo geral, é preciso sempre lembrar de regá-las e podá-las sempre que necessário”, explica Érico.

Continua após a publicidade

3. Apostando em itens complementares para o cômodo

Se a proposta é conseguir transformar o banheiro em um local revigorante, com boas energias, Érico revela que existem outros elementos na decoração que ajudam a garantir essa sensação.

Projeto de Pietro Terlizzi. Na foto, banheiro com marcenaria rosa, armários aéreos espelhados, box de vidro, armário rosa, box revestido de azulejos rosa.
Projeto de Pietro Terlizzi. (Guilherme Pucci/Casa.com.br)

“Uma boa dica é apostar em uma iluminação estratégica em certos pontos do banheiro, como na área de banho, que irá ajudar no relaxamento. Outro item importante são os espelhos, que auxiliam a refletir as energias boas no local”, indica o profissional.

Continua após a publicidade

4. Combinando o verde com a decoração

Segundo Érico, para equilibrar com o visual do jardim vertical, trazendo harmonia para o cômodo, é importante contar com itens que agreguem beleza e modernidade.

Prateleiras suspensas e muxarabi otimizam o espaço neste apê de 75 m². Projeto de Agê Arquitetura. Na foto, banheiro com marcenaria ripada e prateleira com plantas.
(Gabriel Fernandes/Divulgação)

“Uma boa saída é apostar em modelos de box de banho sofisticados e elegantes. Além de optar por utilizar revestimentos em pedra, que são as mais modernas do momento, indico fazer uso de uma marcenaria que combine com esses dois itens”, conta o técnico da Ideia Glass.

Publicidade