30 salas com iluminação feita com trilhos de spots
O trilho eletrificado é versátil e permite o uso de lâmpadas em diversos formatos, direções e focos - além de dar um ar industrial ao projeto
Iluminar uma sala com trilhos de spots é uma solução em alta no design de interiores: além de prático – muitas vezes, a peça é instalada sem o rebaixamento do teto -, é também uma escolha versátil, já que a estrutura eletrificada está disponível em vários tamanhos, há modelos que podem ser conectados uns aos outros, e também permite o uso de spots de diversos tamanhos, modelos e direções. Confira abaixo 30 projetos de salas de estar que ganharam charme com os trilhos no teto.
1. Estilo industrial
No projeto de apenas 25 m² assinado por Carlos Navero, os trilhos pretos dão um ar industrial, junto com as superfícies de cimento queimado. Confira o apartamento completo aqui.
2. Branco + branco
O trilho nesta sala de jantar assinada por H2C Arquitetura é suspenso – ou seja, não é preso direto no teto, mas por repetir o branco das paredes, o efeito fica bem sutil e discreto. O feixe de luz destaca as obras de arte na mesa e nas paredes. Confira o projeto completo aqui.
3. Paredes e teto azuis
No apartamento projetado por Angelina Bunselmeyer, a sala azul ganha a companhia do branco e do preto – incluindo a luminária da mesa e o trilho do teto. Confira o projeto completo aqui.
4. Foco nas paredes
Neste projeto do escritório Angra Design, os spots fornecem uma iluminação indireta para a sala de TV mas também valorizam os objetos expostos nas prateleiras de palhinha. Conheça o apartamento inteiro aqui.
5. Estilo despojado
No apartamento assinado por Brise Arquitetura, o décor é despojado, colorido e jovem. O trilho branco voltado para o quadro complementa a proposta. Conheça o apartamento inteiro aqui.
6. Trilhos compridos
A sala deste apê de 500 m² é imensa. Logo, nada como trilhos compridos para criar a iluminação direcionada – aqui, os spots foram colocados voltados para pontos específicos de foco. Projeto de Helô Marques. Conheça o apartamento inteiro aqui.
7. No centro da sala
Os trilhos brancos são os responsáveis pela iluminação da sala desta casa projetada pelo escritório Co+Lab Juntos Arquitetura. Conheça o apartamento inteiro aqui.
8. Estilo industrial preto e branco
Dois trilhos compõem a iluminação desta sala projetada pelo escritório Uneek Arquitetura. Junto com a parede de tijolinho e a madeira, o projeto ganha um ar industrial. Conheça o projeto aqui.
9. Com cimento queimado
Os trilhos de tamanhos diferentes são conectados e abrigam spots pequenos na sala assinada pelo escritório Rafael Ramos Arquitetura. Conheça o apartamento inteiro aqui.
10. Junto com leds
No projeto de Paula Müller é impossível não notar os perfis de led que rasgam a parede. No entanto, o trilho de spots também está lá para ajudar na iluminação. Conheça o projeto completo aqui.
11. Em direção à estante
A luz direcionada para o lado da TV também valoriza os objetos decorativos da prateleira neste projeto de Henrique Ramalho. Veja o projeto completo aqui.
12. Eletrocalha suspensa
Dois trilhos brancos de spots criam a iluminação desta sala de estar assinada por Angá Arquitetura. Conheça o projeto completo aqui.
13. Dentro do gesso
Um rasgo no forro abriga os trilhos e os spots desta sala projetada pelo escritório Ikeda Arquitetura. Conheça o projeto completo aqui.
14. Sobre o sofá
No projeto assinado pelo escritório Up3 Arquitetura, o trilho ilumina o sofá e também valoriza o quadro na parede. Conheça o projeto completo aqui.
15. Teto colorido
O tom mostarda do teto constrasta com o trilho preto – a cor se repete na serralheria do projeto assinado por Studio 92 Arquitetura. Conheça o projeto completo aqui.
16. Gallery wall
O trilho abriga spots direcionados aos quadros na parede, criando um gallery wall do lado da mesa de jantar. Projeto de Paula Scholte. Conheça o apartamento completo aqui.
17. Embaixo da escada
A sala de jantar com canto alemão deste apartamento projetado por Amanda Miranda fica embaixo da escada: para complementar a iluminação vinda do pendente, um trilho branco de spots foi instalado ali também. Confira o projeto completo aqui.
18. Trilhos paralelos
Os dois trilhos brancos ficam discretos no teto também branco. Os tons claros do sofá e da cortina deixam o projeto do escritório Doob Arquitetura ainda mais discreto. Conheça o apartamento completo aqui.
19. No forro de madeira
Rasgos no teto abrigam os trilhos desta sala assinada pelo escritório Cassim Calazans. Conheça o projeto inteiro aqui.
20. Tudo branco
A cor branca predomina nesta sala projetada por Fernanda Olinto. O trilho de iluminação não poderia ficar de fora. Conheça o projeto inteiro aqui.
21. Escondido na prateleira
A prateleira suspensa foi instalada de uma forma que a viga aparente seja escondida. Os trilhos instalados na lateral dessa viga parecem sair da serralheria. Projeto de Sertão Arquitetos. Conheça o apartamento inteiro aqui.
22. Iluminação lateral
Nesta sala integrada feito pelo escritório Zabka Closs Arquitetura, a bancada central recebe a iluminação de pendentes. Nas partes laterais do ambiente, trilhos brancos auxiliam na luminosidade. Conheça o apartamento inteiro aqui.
23. Décor sóbrio
A estética minimalista e sóbria deste apartamento assinado pelo escritório Si Saccab vem das linhas retas e da paleta de cores em tons de cinza. A sala recebeu um trilho preto perto da TV. Conheça o apartamento inteiro aqui.
24. Muitos spots
Vários spots ocupam os dois trilhos da sala projetada por Shirlei Proença. O preto também aparece na marcenaria e no tapete. Conheça o projeto completo aqui.
25. Forros diferentes
Os forros da sala, varanda e cozinha projetados por Degradê Arquitetura são feitos de materiais diferentes, mas a iluminação é a mesma: trilhos pretos com spots. Conheça o projeto completo aqui.
26. Estilo rústico
Os tijolinhos da parede são valorizados pela iluminação proveniente do trilho branco. A peça contribui para o clima rústico do apê. Projeto de Degradê Arquitetura. Conheça o projeto completo aqui.
27. Dividindo ambientes
O trilho branco provê iluminação e também demarca visualmente as áreas de estar e o hall do apartamento assinado por Calamo Arquitetura. Conheça o projeto completo aqui.
28. Para vários ambientes
Spots direcionados para partes diferente compõem a iluminação desta sala assinada por Marina Carvalho. O branco discreto não cria contraste com o resto da paleta de cores e materiais. Conheça o projeto completo aqui.
29. Por todo o apê
Um longo trilho provê a iluminação para todo apartamento de apenas 29 m² assinado por Macro Arquitetos. A cor preta acompanha os móveis de serralheria. Conheça o projeto completo aqui.
30. Até a varanda
O trilho comprido percorre todo o estar e se estende até a varanda integrada neste apartamento projetado por Maia Romeiro Arquitetura. Conheça o projeto completo aqui.