Apê de 210 m² incorpora elementos da cultura árabe na decoração

O projeto do escritório Cassim Calazans acolhe a personalidade e cultura dos moradores

Por Luiza Cesar Atualizado em 21 jul 2022, 14h01 - Publicado em 22 jul 2022, 13h00
Sala de tv com pufes e painel de pedra
Julia Ribeiro/Casa.com.br

Para deixar este apartamento de 210 m² com a cara de um casal e seus dois filhos pequenos, o escritório Cassim Calazans realizou algumas mudanças estruturais e planejou um novo décor. Com isso, o imóvel pode se encaixar perfeitamente com a cultura árabe muçulmana da família.

Sala de estar com sofá e mesas de centro
Julia Ribeiro/Casa.com.br

A elaboração de uma cozinha maior e funcional; uma sala grande e integrada; e um cantinho para fumar narguilé eram as principais demandas dos moradores que amam ter a casa cheia.

Penteadeira em quarto de casal
Julia Ribeiro/Casa.com.br

Porém, uma das maiores modificações foi a retirada das paredes do hall do elevador e a construção de uma caixa em serralheria e vidro, que abrange também a porta de entrada.

Em segundo lugar está a criação de uma penteadeira no quarto do casal, que só foi possível com a diminuição do banheiro e a retirada da banheira.

Sala de tv com sofá extenso e pufes
Julia Ribeiro/Casa.com.br

O novo layout também conta um home office, posicionado onde ficava o quarto de serviço, e um home theater, outro desejo dos moradores, que foi integrado com a sala para criar um ambiente amplo para receber convidados.

Entrada de apartamento
Julia Ribeiro/Casa.com.br

“Mas acho que o principal desafio foi trazer um pouco da cultura deles para um imóvel tão moderno. Logo de cara pensamos em introduzir o muxarabi bem na entrada do apartamento, que é elemento arquitetônico característico da cultura árabe”, explica o escritório.

Mesa de sala de jantar com peça central e luminária
Julia Ribeiro/Casa.com.br

Esta peça é um dos destaques do projeto. Produzida em madeira freijó, ela divide a entrada da casa e a sala de estar, jantar e home theater, que são todos integrados.

Um aparador e um louceiro, escondido atrás de uma porta de madeira com cava mimetizado na mesma área da parede viva, dão apoio e atendem as necessidades da sala de jantar.

Continua após a publicidade

Sala de tv com pufes e painel de pedra
Julia Ribeiro/Casa.com.br

Ainda na parte social do apartamento, um sofá ilha separa a sala de estar do home theater – que exibe um painel de pedra natural nero marquina, o mesmo material presente nas mesas de centro e no tampo do aparador. Na parte inferior da tv, uma lareira a fluído proporciona momentos de mais conforto e aconchego nos dias frios.

Cadeira suspensa em living
Julia Ribeiro/Casa.com.br

Para abraçar o hábito de fumar narguilé, o apartamento apresenta um cantinho fumódromo em uma área mais reservada do living – onde a fumaça não atrapalha as demais atividades dos outros cômodos. O que se destaca aqui é a cadeira suspensa, que cria um cenário ousado ao ser combinada com a parede viva.

Cozinha com ilha e banquetas
Julia Ribeiro/Casa.com.br

Na cozinha, uma ilha bem equipada possui banquetas e espaço para refeições rápidas do dia a dia. Este móvel e as bancadas são em quartzo fendi e combinam com o revestimento de parede que imita um ripado de madeira.

Quarto com luminária suspensa e closet
Julia Ribeiro/Casa.com.br

Já na área íntima, tacos de madeira natural foram inseridos para ajudar no conforto térmico. No quarto do casal, tons neutros, muita madeira freijó lavado e palha natural montam a decoração. Para um ponto de cor, um móvel em frente a cama foi feito em laca verde suave.

Gatinho deitado em um móvel verde
Julia Ribeiro/Casa.com.br

A marcenaria linear possui iluminação que destaca alguns itens no cômodo e a cabeceira foi desenhada com exclusividade, pelo próprio escritório, e mescla palha natural e madeira. Para finalizar, uma poltrona super confortável em couro natural caramelo monta um ótimo cantinho de leitura.

Quarto infantil com parede pintada
Julia Ribeiro/Casa.com.br

Paredes decoradas deixam os quartos dos pequenos mais alegres e combinam perfeitamente com as marcenarias multifuncionais. Duas camas oferecem espaço para os amiguinhos e bancadas podem ser usadas como locais para estudo e, no caso da filha, também como uma penteadeira.

Curtiu? Confira mais fotos do projeto na galeria abaixo!

Continua após a publicidade

Publicidade