Soluções arquitetônicas deixam apê de 70m² super amplo e sofisticado

O projeto, assinado pela arquiteta Marina Carvalho, utilizou a integração dos ambientes e portas de correr para dar sensação de amplitude

Por Redação Atualizado em 6 jun 2022, 20h42 - Publicado em 7 jun 2022, 13h00

Sala de estar integrada com jantar; sofá cinza; tapete preto e branco e tv

Em apartamentos compactos, é possível sim oferecer muito conforto e sofisticação. Foi assim que a arquiteta Marina Carvalho executou o projeto de reforma de um casal que sonhava em ter no primeiro apartamento o prazer de chegar em casa para descansar depois da rotina de trabalho.

Marina encontrou respostas arquitetônicas que, além de prover mais amplitude aos cômodos do apartamento, trouxeram sofisticação, assim como desejavam os clientes.

A cozinha, por exemplo, possui integração com o restante do living para que a área tivesse mais espaço. Para tanto, retirou da parede que estava entre a cozinha e o hall de entrada.

Cozinha integrada com sala de estar; sofá cinza e mesa lateral
Evelyn Müller/Casa.com.br

Para aproveitar cada cantinho da cozinha, a alvenaria que dividia parte da cozinha e da lavanderia foi removida, dando lugar a um móvel sob medida que possui várias funções: passa-prato, cantinhos do café e área da adega, além dos nichos e gavetas que organizam tudo que o casal tem em casa.

A marcenaria também se fez necessária para encaixar o nicho do micro-ondas e o suporte da lixeira, que fica escondida na bancada da pia. “Este ambiente foi muito bem aproveitado e os detalhes das portas, dos armários e da iluminação fazem toda diferença”, ressalta Marina.

Continua após a publicidade

Sala de jantar com mesa redonda de quatro lugares; espelho redondo
Evelyn Müller/Casa.com.br

Como o casal queria uma cozinha alegre, porém não muito chamativa, a mescla entre o azul bem claro com o marinho foi iniciada com a das cerâmicas estampadas. Outro cuidado da arquiteta foi definir os demais acabamentos e tonalidades neutras, como a bancada de granito, o cinza do armário inferior e o piso de porcelanato, que remete ao cimento queimado.

Integrada à cozinha, a lavanderia recebeu os mesmos acabamentos. O azul da marcenaria está presente nos dois cômodos, assim como a bancada de granito branco Itaúna e os azulejos estampados. Para otimizar espaço, foi utilizada uma torneira de parede no tanque esculpido.

Cozinha com marcenaria azul e backsplash; fogão, lavanderia integrada; porta de vidro
Evelyn Müller/Casa.com.br

No alto do móvel, um cabide é super útil na hora de pendurar as roupas passadas. Para dividir os ambientes Marina elegeu portas de correr em serralheria e vidro canelado que, quando abertas, ficam embutidas na marcenaria.

Veja mais fotos do projeto na galeria abaixo!

Continua após a publicidade

Publicidade