Verão: 5 dicas para deixar a casa mais fresca com plantas

Aposte no verde para ampliar a sensação de frescor nos ambientes

Por Redação Atualizado em 2 dez 2021, 22h05 - Publicado em 3 dez 2021, 19h00
Chewy/Unsplash

O verão está chegando e as altas temperaturas prometem esquentar a temporada. E, no lar, não será diferente. Deixar a casa mais fresquinha nessa época é fundamental para proporcionar aquele conforto e uma boa solução para isso é apostar nas plantas.

Muitas pessoas acham que é necessário um espaço grande para ter um cantinho verde ou que é preciso dedicar muito tempo para o cuidado com as plantas. Mas com boas escolhas é possível ter um jardim ideal até em pequenos ambientes.

Sven Brandsma/Unsplash

Para auxiliar os consumidores, Juliana Alcantara, coordenadora da categoria de jardinagem da Telhanorte, orienta quais as espécies mais indicadas para ter em casa no verão, além de dicas de como dispô-las para trazer a natureza e o frescor para perto.

Plantas ideais

 

Continua após a publicidade

Patrick Perkins/Unsplash

Além de facilitar a manutenção, escolher as plantas corretas potencializará o efeito refrescante. Por isso, espécies de folhagens grandes são as mais indicadas, como lírio, Raphis, Areca e Jiboia. Por outro lado, há espécies que amam o sol e podem receber luz direta. Nesta lista estão: Abutilon, suculentas e cactos.

Quanto mais, melhor

 

Continua após a publicidade

Brina Blum/Unsplash

Segundo a coordenadora, para ampliar a sensação de frescor, é preciso ter um certo volume de plantas nos ambientes. “As plantas contribuem no aumento, mesmo que seja ligeiro, da umidade e, consequentemente, da purificação do ar, sendo boas alternativas para auxiliar ventiladores e umidificadores eletrônicos”, completa.

Veja também

Na varanda

 

Continua após a publicidade

Artur Aleksanian/Unsplash

Em varandas pequenas, a sugestão é fazer o uso das paredes para criar um jardim vertical. “O jardim vertical possui fácil instalação e versatilidade. “Temos também uma variedade de plantas pendentes, como Véu de noiva, Jibóia, Renda-francesa e Petúnia”, comenta Juliana.

Dentro de casa

 

Continua após a publicidade

Christian Mackie/Unsplash

Use a criatividade e traga as plantas para dentro de casa. “Utilize estantes para dispor os vasos e cachepôs ou aproveite um cantinho da parede do corredor ou da sala para colocar vasos de chão, criando um conjunto com tamanhos diferentes”, ressalta Juliana.

Manutenção em dia

 

Continua após a publicidade

Cassidy Phillips/Unsplash

Manter as plantas sobre a terra úmida e fresca é fundamental. Faça regularmente a irrigação com uso de borrifador. As podas devem ser feitas periodicamente, retirando galhos e folhas secas e doentes ou ramos que se cruzam ou raspam um no outro.

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Publicidade