Casa Created with Sketch.

Jiboia x Filodendro: qual a diferença?

Por serem extremamente populares nos interiores das casas, muitas pessoas chegam a confundir as duas

 (Cori Sears/the spruce)

Mesmo os grandes amantes de plantas podem confundir a jiboia com a filodendro, e vise versa. Apesar das diferentes características e necessidades, elas são parecidas e possuem muitas das mesmas demandas de crescimento e hábitos.

Para você saber exatamente o que procurar, para se tornarem facilmente distinguíveis uma da outra, separamos alguns tópicos importantes. As informações, a seguir, devem te ajudar a identificar todas as espécies com facilidade!

Antes de mais nada, lembre-se que as duas mudas são tóxicas para cães e gatos. Tome cuidado ao cultivá-las perto deles.

Taxonomia

 

Esse é o nome dado ao ramo da ciência que se encarrega das classificações de grupos de organismos biológicos. Aqui, as plantas são nomeadas e organizadas em gêneros e famílias. A jiboia e o filodendro pertencem a gêneros separados – a primeira ao Epipremnum e a segunda ao Philodendron. Porém elas fazem parte da mesma família, a Araceae – e é aqui que começa a confusão.

Forma e textura da folha

 

Analisar as folhas é o jeito mais fácil de conseguir detectar os dois gêneros. Os filodendros possuem uma forma de coração, são mais finas e com textura macia. Já as jiboias exibem folhas maiores, grossas e cerosas.

 (ndoorplantas.com.br/Reprodução)

Os contrastes são especialmente perceptíveis na área onde o pecíolo se conecta à base da folha. Enquanto a base de uma folha da jiboia é relativamente reta, a base de uma folha de filodendro é dramaticamente curvada para dentro.

Veja também

Raízes aéreas e pecíolos

 

As duas têm raízes aéreas que lhes permitem escalar e trepar as superfícies. Para conseguir apontar exatamente qual é a planta à sua frente, preste atenção nesse detalhe: a jiboia dispõe de apenas uma raiz grande aérea por nó e a filodendro pode ter várias menores por nó e tendem a parecer mais selvagens.

No caso dos pecíolos, que são os pequenos caules que ligam as folhas aos caules principais da planta, a distinção se dá pelos hábitos de crescimento de cada. A jiboia temi pecíolos recuados em direção ao caule central e os dos filodendros são arredondados e mais finos.

 (Cori Sears/the spruce)

Hábito de crescimento e folhas novas

Em um filodendro, quando novas folhas surgem, elas brotam de catafilos – folhagens pequenas que se envolvem e protegem a nova moradora. Esses elementos a acompanham até ela se desenrolar, ao concluir o seu papel, eles secam e caem.

As jiboias não apresentam essa característica. As novas folhas simplesmente amadurecem e se desenrolam da folha anterior.

 (Cori Sears/Reprodução)

Diferenças no desenvolvimento

Quando o assunto é luz, solo, água e temperatura,  as duas exibem necessidades muito semelhantes. Além de serem consideradas plantas domésticas de baixa manutenção.

 (Cori Sears/the spruce)

Embora elas tolerem pouca luz, a jiboia faz isso mais prontamente – o tamanho de suas folhas permanece relativamente inalterado por esse fator -, mas seu desenvolvimento é mais lento. A propagação por estacas é fácil e ela aguenta as secas.

Por outro lado, os filodendros terão pernas compridas mais rápido e as folhas serão muito pequenas se não receberem luz o suficiente.

Existe mais um nome que pode confundir a sua cabeça!

 

A scandipsus pictus, também da família Araceae, pode ser confundida com a jiboia e o filodendro. Ela é caracterizada pelas manchas prateadas cintilantes que cobrem todas as suas folhas – esse padrão fará você identificá-la rapidamente.

*Via The Spruce

Veja também
Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.