Casa Created with Sketch.

Crie a prateleira perfeita para suas plantas com estas dicas

Os donos das melhores #plantshelfies do Instagram compartilharam alguns segredos de como montar uma prateleira de plantas. Confira:

 (@ohokaycaitlyn/Instagram)

Você já ouviu falar da #plantshelfie? Trata-se de nada mais que uma selfie de prateleiras de plantas (selfie+shelf, daí o shelfie). Mesmo que não conheça o termo, você provavelmente também vê beleza nas fotos de plantinhas dispostas nas paredes – há algo de muito prazeroso em escolher uma estética, selecionar as plantas e vasos que irão compor o cantinho e, em seguida, estilizá-lo. E, claro, depois tirar aquela foto para compartilhar nas redes.

Se é o seu caso, saiba que você não está sozinho. Há uma hashtag inteira dedicada às #plantshelfies perfeitas no Instagram, onde vemos como outras pessoas estão usando plantas para turbinar a decoração. Alguns pais de planta contaram seus segredos sobre como estilizar uma grande prateleira. Confira:

Dica 1: selecione um conjunto diversificado de plantas para sua prateleira

 (@dorringtonr/Instagram)

Quem: Dorrington Reid, do @dorringtonr.

As prateleiras de plantas dele são tão cheias e exuberantes que mal se consegue ver as prateleiras – exatamente como gostamos.

Dicas de Dorrington: “Acho que um bom lugar para começar é usando uma mistura de diferentes tipos de plantas. Estrutura de crescimento diferente, diferentes formas de folhas, cores e texturas. Gosto de misturar plantas mais comuns do dia-a-dia, como filodendro brasileiro, hoya carnosa e pilea peperomioides, com algumas das minhas plantas mais raras e incomuns, como antúrio cristalino, cacto fernleaf e cercestis mirabilis”.

Como ele faz a manutenção de sua prateleira de plantas: “Cerca de uma vez por mês, eu removo tudo das prateleiras para poder limpá-las e geralmente aproveito isso como uma oportunidade para remodelar as coisas”. É importante manter as prateleiras das plantas limpas, pois o solo pode se espalhar por toda parte, então este é um ótimo momento para atualizar também a sua plants shelfie. 

Dica 2: Crie equilíbrio em seu arranjo de prateleiras de plantas

 (@ohokaycaitlyn/Instagram)

Quem: Caitlyn Kibler, do @ohokaycaitlyn.

Esta deve ser uma das prateleiras de plantas mais exclusivas já vistas. As  prateleiras de Caitlyn enquadram uma escada.

Dicas de Caitlyn: “É tudo uma questão de equilíbrio! Eu prefiro espaçar uniformemente as plantas maiores e menores para que um ponto não pareça muito “pesado”. As plantas com trepadeiras mais longas são colocadas em uma posição mais alta na prateleira para que possam realmente atingir seu potencial máximo e criar uma vibe de selva. Também é importante cuidar bem de suas plantas, certificando-se de que elas tenham luz adequada (daí a iluminação não tão bonita da trilha que tanto ajudou!), regando assim que os cinco centímetros superiores do solo estiverem secos. Assim, elas ficarão mais bonitos quando você tirar a foto”.

Configuração de iluminação: por causa de sua situação de iluminação, ela opta por manter as plantas com pouca luz na prateleira. “Existem vários tipos de pothos, também alguns tipos de maranta e filodendros rastejantes. Plantas longas definitivamente parecem melhores para esta situação – suas folhas preenchem as lacunas na prateleira e criam uma sensação muito bonita de ‘parede de planta'”. 

Movendo suas plantas: Caitlyn frequentemente move suas plantas, mas ela disse que, agora que a primavera está chegando, não quer perturbá-las. “Elas são misturadas com bastante regularidade, mas as plantas maiores (como os loooongos pothos dourados) têm seus lugares definidos e, em geral, permanecem ali. Eu gosto de desembaraçar cada planta de vez em quando para garantir que as vinhas não fiquem muito emaranhadas com o tempo – pode ser chato de fazer, mas realmente faz uma grande diferença em mantê-las com uma aparência exuberante e saudável.”

Dica 3: diferentes tamanhos e formatos de plantas + livros tornam a prateleira perfeita

 (@planterogplaneter/Instagram)

Quem: Aina, do @planterogplaneter.

A variedade de texturas e os acréscimos dos livros são simplesmente perfeitos.

Dicas de Aina: “Para mim, uma shelfie é melhor se estiver cheia de plantas de diferentes tamanhos, padrões e formatos de folhas. As plantas videiras são realmente a chave para criar aquela vibração da selva urbana, então, na minha opinião, nenhuma shelfie está completa sem elas.

“Eu também adoro combinar minhas plantas com livros. Os livros são a maneira perfeita de criar alguma dimensão extra, e eles são ótimos suportes para plantas!”

Fazendo a manutenção de sua prateleira: ela muda suas prateleiras com frequência. “Isso acontece pelo menos uma vez por semana, mas para ser sincero, durante o verão pode mudar diariamente. É um prazer brincar com elas e ver quem fica melhor onde. É meio meditativo”.

No momento, a prateleira de Aina está cheia de “Philodendron micans, Ceropegia woodii, Scindapsus pictus, Scindapsus treubii, veludo preto Alocasia (um dos favoritos no momento!), Lepismium bolivianum, alguns cortes de Begonia maculata e Philodendron tortum”. É uma coleção admirável de texturas e padrões que são importantes ao estilizar a shelfie.

* Via The Spruce

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.