Continua após publicidade

Reforma deixa casa de 102 m² em Londres mais tranquila e requintada

O projeto do escritório Patalab Architecture modernizou o imóvel do século XIX com um décor leve e neutro

Por Redação
Atualizado em 29 fev 2024, 08h30 - Publicado em 2 out 2021, 13h00
(Julian Abrams/BowerBird)

Construída no final do século XIX como parte de uma nova e grande propriedade no sul de Londres, a Wandsworth Cottage é uma casa vitoriana de 102 m² com terraço construída originalmente como uma modesta casa de campo de trabalhadores.

O imóvel se encontrava antiquado e apresentava questões estruturais que precisavam ser resolvidas, justificando a oportunidade de reorganizar fundamentalmente o layout. O projeto de reforma foi assinado pelo escritório Patalab Architecture.

(Julian Abrams/BowerBird)

A sua largura de 4 metros era a maior restrição do projeto, enquanto a posição da escada existente resultou em um segundo quarto estreito e inutilizável no andar superior. Isso foi superado com o projeto de uma escada de altura tripla reconfigurada – a principal intervenção arquitetônica do escritório.

(Julian Abrams/BowerBird)

A mudança garantiu generosidade em ambos os andares e trouxe luz natural para o centro da casa – uma melhoria vital, especialmente com a extensão traseira adicional de 2 andares.

Sequenciamento espacial

 

(Julian Abrams/BowerBird)

Com o térreo da casa longo e estreito em plano aberto, era essencial estruturar o espaço. Os arquitetos então criaram uma série de gestos de centralização ao longo da sequência espacial. Na frente da casa fica a área de estudo que abriga a lareira vitoriana. A seguir, está a escada que esconde um pequeno banheiro e é emoldurada por uma peça de marcenaria em tons de púrpura.

(Julian Abrams/BowerBird)

Localizada mais ao centro fica a área de estar, ancorada por uma lareira moderna de tijolos e concreto. Esse espaço ganha a luz natural que desce em cascata pelas escadas. Já nas traseiras que conduzem ao jardim, encontra-se a cozinha separada por uma grande claraboia e um degrau em telhas de betão.

Continua após a publicidade

Veja também

Suavidade

 

(Julian Abrams/BowerBird)

“O nosso cliente pretendia criar um interior tranquilo, mas requintado. Isso foi obtido usando uma paleta de materiais cuidadosamente selecionada, na qual acabamentos sólidos são imbuídos de suavidade”, contam os profissionais.

O piso e a escada de carvalho, trazendo calor ao espaço, são complementados por paredes de gesso e marcenaria sob medida em tons suaves. O uso de tinta esbranquiçada, por sua vez, suaviza ainda mais o décor e cria uma atmosfera nebulosa e descontraída.

Armários sob medida

 

(Julian Abrams/BowerBird)

A marcenaria para a Wandsworth Cottage foi projetada em colaboração com o marceneiro Ben Fry. As peças estão situadas em toda a casa, mas têm uma linguagem comum no tom e detalhes mínimos de lingueta e sulcos, inspirados na história da casa.

A introdução do carvalho serrado em bruto caiado de branco nos armários e na despensa da cozinha é uma referência ao piso de carvalho em outros lugares e adiciona textura complementar à decoração.

(Julian Abrams/BowerBird)

Já a despensa parece um ambiente independente, mas é uma extensão essencial da cozinha, funcionando como um lugar para manter os itens do dia a dia bem guardados.

Continua após a publicidade

Horta urbana

 

(Julian Abrams/BowerBird)

Emoldurado por portas de metal preto, fica o jardim, que é envolto por um pequeno estúdio de ioga. Projetada por Adolfo Harrison, esta área verde apresenta um caminho de laje e cascalho que serpenteia em torno de uma série de canteiros elevados cheios de ervas e vegetais.

As bordas largas da cama também atuam como lugares adicionais para se sentar e desfrutar da vegetação. Árvores frutíferas e elegantes obeliscos de metal trazem altura para o espaço ao ar livre em estilo campestre descontraído e respondem à natureza longa e retangular do jardim.

Curtiu? Confira mais fotos na galeria:

*Via Bowerbird

Publicidade