Casa Created with Sketch.

Reforma transforma apê de 40 m² clássico com projeto moderno e minimalista

Assinado pelo escritório Fantato Nitoli Arquitetura, o projeto propôs integrar os espaços para promover melhor circulação e armazenamento

 (Julia Ribeiro/Casa.com.br)

Localizado em Santo André, este apartamento entregou ao escritório Fantato Nitoli Arquitetura o desafio de modernizar a área social comum e dois banheiros antigos, totalizados em 40 m².

Para deixar o projeto com uma linguagem mais jovem, atual e minimalista, os arquitetos realizaram uma reforma geral com muito quebra-quebra. O processo foi norteado pela troca geral dos pisos, forro, iluminação e a integração de ambientes.

 (Julia Ribeiro/Casa.com.br)

A cozinha, por exemplo, teve seu layout totalmente modificado. No lugar da parede com um passa-prato para sala, o espaço ganhou uma ilha em granito preto absoluto, onde foi instalado o cooktop e a coifa de ilha, uma bancada para o preparo de alimentos alinhada com a área molhada e lixeira embutida.

 (Julia Ribeiro/Casa.com.br)

Na parede, onde antes havia armários e uma pequena bancada para as refeições, o escritório projetou muitos armários em marcenaria nas cores cinza e branca e uma torre quente embutida com micro-ondas e forno elétrico. Já o piso foi revestido com porcelanato grande formato e a divisória em vidro para lavanderia foi substituída por uma porta de correr com vidros canelados e esquadria preta metálica.

 (Julia Ribeiro/Casa.com.br)

Seguindo a paleta elegante de tons neutros – cinza e branco –, a sala ganhou alguns pontos em madeira para trazer aconchego para a área social, como o piso vinílico amadeirado, aparador e a prateleira suspensa na parede da TV.

Um dos pontos fortes e de destaque deste projeto é o painel em madeira ripada, que reveste a parede que antes tinha um espelho emoldurado clássico e placas de gesso.

 (Julia Ribeiro/Casa.com.br)

O mobiliário seguiu a linguagem jovial com desenho contemporâneo e clean, deixando o ambiente mais leve nos tons de cinza, detalhes em azul nos pufes e preto na mesa lateral e nos bancos da bancada.

Veja também

A sala de jantar integrada à cozinha, por sua vez, ganhou ainda um carrinho bar totalmente em madeira e, na parede, um espelho desenhado pelo escritório com design curvilíneo trazendo muita personalidade ao ambiente.

 (Julia Ribeiro/Casa.com.br)

Outra interferência que mudou todo o conceito anterior do apartamento foi no forro. Anteriormente, várias sancas criavam níveis no teto.

 (Julia Ribeiro/Casa.com.br)

Para atualizar e modernizar, os arquitetos rebaixaram todo forro, instalando pontos de iluminação em LED nas laterais, sobre a mesa de jantar fixaram um pendente com design geométrico com lâmpadas em estilo retrô e na área estar com TV uma sanca retangular no teto com iluminação indireta no gesso que tornou o ambiente ainda mais aconchegante e contemporâneo.

 (Julia Ribeiro/Casa.com.br)

A reforma nos banheiros deixou os espaços maiores, otimizados e mais iluminados. Os pisos e paredes de ambos os banheiros incluindo os boxes foram revestidos com porcelanatos em grandes formatos. O granito usado nas bancadas foi substituído por quartzo na cor branca com cuba esculpida.

 (Julia Ribeiro/Casa.com.br)

No banheiro de casal, os arquitetos instalaram metais cromados para combinar com os veios pretos do porcelanato das paredes e no banho social os metais em rose gold compondo com os veios dourados. Por fim, os armários em marcenaria em design minimalista e espelhos iluminados arrematam a decoração.

E aí, curtiu? Confira mais fotos na galeria:

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

  1. Jackson Ribeiro

    Podem me informar como fica os quartos? Não consegui visualizar! Se possível quanto mede a largura.