Casa Created with Sketch.

Quais são as diferenças entre pisos vinílicos em mantas, réguas e placas?

Conheça as vantagens de cada formato e como aplicá-los na sua casa

 (Tarkett/Reprodução)

O piso vinílico é fácil de se encaixar em diferentes perfis de projeto graças à variedade de formatos que esse revestimento dispõe, agregando inúmeros benefícios. Dentre eles, pode-se destacar a rápida instalação e a facilidade de limpeza, por exemplo.

Mesmo que todas as opções tenham uma base comum (são feitos de PVC misturado a outros ingredientes, como cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos), existem diferenças entre elas.

 (Tarkett/Reprodução)

Para que seja possível tirar proveito do que cada um pode oferecer, é preciso conhecer primeiro qual é a diferença entre piso vinílico em placa, régua e mantas. Por isso, a Tarkett separou dicas importantíssimas com tudo o que você precisa saber!

Quais são os formatos de piso vinílico?

Os pisos vinílicos podem ser encontrados em três formatos: régua, placa e manta.

 (Tarkett/Reprodução)

A régua é o formato mais tradicional de piso vinílico e abrange praticamente toda a oferta de padrões amadeirados, cuja proposta é justamente reproduzir a estética das longas tábuas retangulares de madeira natural.

Veja também

A placa também é popular entre os vinílicos, principalmente quando a ideia é diversificar o padrão para um visual mais moderno e colorido. Também é a aplicação perfeita para piso elevado, que necessita de placas autoportantes.

 (Tarkett/Reprodução)

Diferente da placa e da régua, considerados modulares, o piso vinílico em manta é distribuído em rolos e a sua aplicação fica visualmente mais uniforme. Ele também não possui juntas, pois são seladas na instalação.

Quais são as dicas para usar cada um desses formatos?

A régua é a escolha segura de qualquer projeto, especialmente naqueles em que o visual aconchegante e acolhedor da madeira estará em destaque na paleta de cores, texturas e materiais.

 (Tarkett/Reprodução)

Se a ideia é ousar um pouco mais na disposição das peças, pode-se criar paginações divertidas, como a clássica Chevron ou espinha de peixe. São tantas as possibilidades de aplicação que elas não se restringem ao piso: podem subir pelas paredes e chegar ao teto.

Na Tarkett, uma régua convencional colada mede 184 x 950 mm, mas é possível encontrá-la em tamanhos diferentes na versão clicada e também no grande formato (XL) de 228 x 1830 mm.

 (Tarkett/Reprodução)

A modularidade faz da placa um formato igualmente criativo como é a régua, mas com o diferencial de ter ainda mais opções para paginar, já que nela há consideravelmente mais chances de se combinar formas geométricas, padrões e cores nas versões coladas e clicadas.

A aplicação do piso vinílico em manta é recomendada para ambientes que requerem atenção especial com a limpeza, conforto e resistência, pois acumulam menos sujeira, possuem excelente acústica e são bastante resistentes ao tráfego.

 (Tarkett/Reprodução)

Geralmente distribuídos em rolos, as mantas vinílicas da Tarkett são bastante utilizadas em quartos e ambientes infantis, pois entregam conforto térmico, colaboram com a qualidade do ar interno e são antialérgicas.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.