Industrial: apê de 80m² tem paleta de cinza e preto, pôsteres e integração
O projeto, assinado pela MBV Arquitetura, criou uma suíte com closet, integrou a cozinha à sala e decorou o espaço com a personalidade dos moradores
Uma família composta por um casal com uma filha de um ano e meio e duas cachorrinhas de estimação, morava de aluguel há bastante tempo neste apartamento de 80m², no Flamengo (zona sul do Rio de Janeiro), até que surgiu uma oportunidade de comprá-lo.
Como o imóvel nunca tinha passado por uma reforma, em seguida os novos proprietários entraram em contato com a arquiteta (e amiga de longa data) Marina Vilaça, do escritório MBV Arquitetura, para encomendar um projeto de renovação de todos os cômodos.
“Eles queriam resolver tudo isso primeiro para então investir na nova decoração, que deveria ter um estilo industrial, mas elegante, com cinza e preto em destaque. Como eles me apresentaram referências para todos os ambientes e eu gostei bastante, foi bem fácil interpretar seus desejos”, acrescenta ela.
Na reforma, a arquiteta usou o banheiro da lavanderia e parte do quarto de serviço para transformar o dormitório do casal em uma suíte com closet, e integrou a cozinha à sala. Ainda, ela manteve o piso original em taco de peroba (que foi restaurado), o pé-direito alto e deixou as vigas em concreto bruto aparente.
A paleta de cores e acabamentos da área social é uma combinação de cinza, preto, branco, metal e madeira, e a decoração é mistura de itens novos com peças que os clientes já tinham, como a poltrona Costela e o sofá (que foram reestofados), além de discos, pôsteres, fotos e livros.
“Os sete pôsteres coloridos na parede principal da sala contam muitas histórias de shows que eles foram, trabalhos que ele fez para a plataforma global Queremos!, bandas que eles adoram, primeiros shows de bandas no Brasil, entre outras memórias afetivas”, explica a arquiteta.
Já a estante com estrutura de metalon preto e corpo em madeira foi um pedido do casal que encomendamos, sob medida, à PluriArq.
A antiga cozinha era atravancada, tinha pouca área de bancada e era mal dividida. A arquiteta abriu todo o espaço, deixando um balcão voltado para a sala, que se desdobra em um buffet/aparador – repare que ambos fazem parte de um mesmo bloco de marcenaria que fica na mesma altura da bancada da cozinha.
Já a decoração do quarto de bebê foi inspirada nas cores e nos desenhos (floresta, raposas e folhagens) do papel de parede onde fica o berço.“Mas o verde da paisagem que invade a janela é, sem dúvida, a estrela do quarto”, ressalta Marina.
Outro destaque do projeto é o banheiro da suíte do casal. A pedido dos clientes, o espaço foi revestido com porcelanato preto no piso e na parede do box e o restante em porcelanato cinza, num tom de concreto. Para não ficar muito escuro, a arquiteta usou fitas de led no nicho do box, no espelho e no teto para complementar os pontos de luz direta.
Confira mais fotos na galeria abaixo!