Apê de 80m² tem sala verde e estampa de zebra no quarto!

O projeto, assinado pelo escritório Pílula Antropofágik Arquitetura apostou em uma paleta inspirada nas plantas, paixão da moradora

Por Redação Atualizado em 25 abr 2022, 22h02 - Publicado em 27 abr 2022, 13h00
Sala de estar com paredes verdes; mesa de jantar redonda; tapetes; sofá em couro; banco em madeira
Luiza Schreier/Casa.com.br

Um lar temporário, mas cheio de cor e personalidade: essa foi a encomenda para o apartamento de 80m², no Leblon, onde mora uma advogada  e sua cachorrinha da raça Cavalier King Charles Spaniel. Ela chamou os arquitetos Richard de Mattos e Maria Clara de Carvalho, sócios do escritório Pílula Antropofágik Arquitetura, de quem é amiga e já acompanhava o trabalho há alguns anos, para realizar o projeto dos sonhos.]

Eleito o apartamento, o ponto de partida foi a sala na cor verde, um pedido da moradora que adora plantas e já tinha visto e adorado um outro projeto da dupla nessa mesma paleta. No que se refere à decoração, diversos itens originais da moradora foram mantidos. “Aproveitamos móveis lindos de família, como a cristaleira, o baú embaixo da TV e a mesa de jantar. As plantas e adornos também já pertenciam à cliente”, revela Richard.

Sofá em couro e cristaleira
Luiza Schreier/Casa.com.br

“Como a maioria dos móveis aproveitados tem uma base de madeira, o verde casou super bem e fizemos uso disso para a escolha de outras peças, como o sofá com detalhes em couro marrom envelhecido, por exemplo”, acrescenta Maria Clara. O tom rosa nos rodapés da sala segue até o hall íntimo, onde vira protagonista ao transformar um cômodo de passagem em uma divertida galeria para expor quadros e fotos.

No home office, usado também como quarto de hóspedes, destaca-se a estampa de zebra nos armários, que surgiu de uma brincadeira inusitada.

Parede com papel de parede estampado com padrão zebra
Luiza Schreier/Casa.com.br

“A cliente tinha pedido um plano de fundo para suas lives, mas ali ficava um armário antigo. Demos a ideia de adesivar o armário e, ao mesmo tempo, avistamos uma blusa de zebrinha pendurada na porta. Propusemos a zebra como quem não quer nada e ela adorou a ideia! Para fechar no melhor modo ‘Antropofagik’, continuamos com o rosa do corredor no home office, marcando o rodapé, os alisares e o teto”, diverte-se a arquiteta.

Continua após a publicidade

Para equilibrar, a dupla adotou uma paleta neutra nos acessórios e acabamentos mais clássicos, como a bancada do escritório, em mármore Carrara, e os gazeteiros e a estante, em serralheria e madeira freijó.

Quarto; cama de casal com roupa de cama laranja e almofadas; poltrona ao lado da cama
Luiza Schreier/Casa.com.br

O quarto principal, por sua vez, apresenta uma atmosfera mais aconchegante, em um subtom do verde usado na sala de estar. Com uma proposta monocromática, todas as paredes, portas, teto e armários foram pintados na mesma cor.

“Essa caixa monocromática pode até assustar num primeiro momento, mas a sensação é muito gostosa! Para quebrar a monotonia, investimos em uma roupa de cama supercolorida”, explica o Richard.

Banheiro branco com sanitário; box de banho; pia e bancada
Luiza Schreier/Casa.com.br

Já a cozinha original do imóvel contava com armários antigos, dos quais a proprietária não queria se desfazer. A dupla, então, propôs adesivá-los. Para complementar, foi feita a marcenaria em freijó que envolve a geladeira. Por fim, no banheiro, foram inseridos um espelho-camarim em cima da bancada e um nicho em mármore carrara na área de banho, ambos de sobrepor, para não danificar a estrutura original do imóvel e para a cliente levar quando fizer a mudança.

Veja mais fotos do projeto na galeria abaixo!

Continua após a publicidade

Publicidade