Continua após publicidade

Aparadores: como escolher, onde colocar e como decorar

Peças-chave em halls de entrada, salas de estar, salas de jantar e até mesmo em dormitórios, os aparadores assumem função decorativa super charmosa no décor

Por Redação
Atualizado em 29 fev 2024, 12h11 - Publicado em 15 ago 2022, 19h00
Sala com parede revestida em madeira; aparador claro com assentos embaixo
 (Sier/Casa.com.br)
Continua após publicidade
Sala com parede revestida em madeira; aparador claro com assentos embaixo
Aparador Aruba da Sier (Sier/Casa.com.br)

Considerado um móvel funcional, o aparador se destaca nos mais diferentes estilos decorativos em função de sua versatilidade, elegância e capacidade de potencializar o estilo dos ambientes de maneira simples.

Apesar de ter surgido nas casas como um móvel que servia apenas de apoio durante as refeições em salas de jantar, a peça vem conquistando novas funcionalidades com designs cada vez mais modernos e hoje ocupa halls de entrada, salas de estar e até mesmo quartos, servindo de apoio para os mais diversos objetos e finalidades.

Aparador cinza com vaso de plantas e fotografia
Aparador Outono New da Sier (Sier/Casa.com.br)

Com essa flexibilidade e ampliação das possibilidades de uso, designers passaram a trabalhar os modelos de aparadores com extrema liberdade de criação, unindo beleza e funcionalidade.

Desta forma, a peça se tornou muito importante nos projetos residenciais e trouxe aos moradores e profissionais do segmento o desafio de escolher entre tantas possibilidades.

Pensando em simplificar a escolha, a Sier reuniu orientações e inspirações de ambiente, além de apresentar seu portfólio de aparadores. Confira!

Afinal, o que é aparador?

Sala com parede vazada; aparador preto com base metáliza
Aparador Aruba da Sier (Sier/Casa.com.br)

Simples e minimalistas, os aparadores são, normalmente, compostos apenas por um tampo e uma base. Alguns modelos podem apresentar gavetas ou prateleiras, deixando a peça ainda mais funcional.

Continua após a publicidade

Mas atenção! Quando o móvel dispões de muitas portas e gavetas ele passa a ser considerado um buffet, ou seja, apesar de aparentemente possuir a mesma função do aparador, o buffet é um móvel mais robusto e que agrega uma outra proposta para os ambientes.

Móveis multifuncionais unem decoração e praticidade em apê de 136 m². Projeto do escritório Inovando Arquitetura. Na foto, aparador na sala com quadro e tapete.
Projeto do escritório Inovando Arquitetura. (Gisele Rampazzo/Casa.com.br)

Democrático, os aparadores são capazes de atender a todos os estilos e demandas. Quanto ao seu posicionamento, o mais comum é estar localizado junto à parede.

Desta forma, facilita a circulação de pessoas e oferece o máximo de praticidade. Entretanto, essa configuração pode variar conforme a necessidade do morador e o tipo de ambiente em que o móvel se encontra.

Como escolher o aparador?

Aparador em madeira com pufe embaixo
Aparador Maiorca da Sier (Sier/Casa.com.br)

Na hora de eleger o aparador perfeito para a sua decoração, a recomendação inicial da Sier é ter em mente qual será a sua aplicação, isto é, a localização da peça no ambiente, assim como a demanda que atenderá.

“Depois dessa análise, é só escolher o modelo que mais se identifica com o décor e que atende as necessidades no que se refere às medidas disponíveis no layout e acabamentos”, orienta Carlos Reis, designer e gerente do Estúdio Sier de Design.

Continua após a publicidade
Sala com aparador em madeira
Neste projeto empreendido pela arquiteta Isabella Nalon, a peça de madeira com estrutura de ferro e rodinhas possibilita o deslocamento com facilidade. Por aqui, exerce a função de apoio na tarefa de servir vinho e decorar o ambiente. (Júlia Herman/Casa.com.br)

Ainda sobre as dimensões do aparador, em via de regra ele apresenta altura similar com uma mesa de jantar, variando em torno de 75 cm. No que diz respeito ao comprimento, é possível encontrar uma variação que compreende desde 1 até 3 m de extensão – nesse caso, o que manda é a necessidade e gosto do morador. Já a largura costuma variar entre 40 cm e 60 cm.

“É a medida ideal para posicionar objetos diversos e não ter risco de cair”, diz.

Ambientes para colocar o aparador

Quando o assunto é decoração, não existe apenas um ambiente ideal para manter o aparador. Justamente por ser multifuncional, o móvel é capaz de acrescentar beleza e respostas às demandas do projeto em qualquer espaço da casa.

Sala de jantar com aparador

Apê descolado de 632 m² tem sofás coloridos e adega para mil garrafas. Projeto de Ana Weege. Na foto, sala de jantar com parede de madeira e obras de arte nas paredes,
Projeto de Ana Weege. (Rafael Renzo/Casa.com.br)

Tradicional e popular nas salas de jantar, o aparador é empregado para o apoio de louças, panelas e pratos. Além disso, pode fornecer um espaço extra para pratos e bebidas que não couberem na mesa durante as refeições. Para montar um ambiente elegante, é importante que o aparador esteja em harmonia com outros móveis para manter o charme da sala.

Hall de entrada com aparador

Projeto de Raízes Arquitetos. Na foto, hall de entrada com revestimento 3d e aparador.
No hall de entrada deste apartamento, a arquiteta Patricia Miranda escolheu o revestimento 3D que também marca presença em algumas paredes da área social junto do aparador. (Edson Ferreira/Casa.com.br)

Outro ambiente em que o aparador aparece com frequência é em halls de entrada e corredores de acesso. Com o objetivo de receber objetos da família e dos visitantes, quando localizado na entrada e próximo da porta, o mobiliário se torna útil para itens como chave de carro, chave da residência, carteiras e até mesmo bolsas.

Continua após a publicidade

A maior vantagem da decoração com aparador, é que este móvel pode ser desde um simples móvel de apoio até o objeto destaque do ambiente. O que varia a sua imponência são os objetos que são usados com ele.

Sala de estar com aparador

Sala de estar, jantar e tv integradas
Projeto de Cassim Calazans Arquitetura (Julia Ribeiro/Casa.com.br)

Para quem deseja ter um aparador na sala de estar, as possibilidades também são múltiplas. Além de utilizá-lo como peça de destaque em uma parede vazia do ambiente, o aparador também pode ser posicionado atrás do sofá com o objetivo de disfarçar as costas do móvel. Aproveite o espaço e decore o móvel com enfeites relacionados ao ambiente!

Sala; sofá; aparador branco;
Projeto de Daniela Funari. (Julia Novoa Fotografia/Casa.com.br)

Quartos com aparador

Casa de campo é repleta de obras de arte e mobiliário assinado. Projeto de BZP Arquitetura. Na foto, quarto de casal e solteiro com meia-parede mostarda.
Projeto de BZP Arquitetura. (Thiago Travesso/Casa.com.br)

Já nos dormitórios, o aparador pode servir tanto como uma mesinha de estudos quanto uma penteadeira para apoio de joias e produtos de beleza. Para complementar com charme e ampliar o espaço, aproveite para colocar um grande espelho sobre a peça.

Combinações no décor com aparador

Aparador em madeira
Projeto de Gustavo Marasca. (Alessandro Gruetzmacher/Casa.com.br)

Seja clássico, moderno, industrial ou contemporâneo, o aparador ganha ainda mais beleza quando combinado com pequenos objetos e acessórios. Os modelos de aparadores mais delicados e com ausência de gavetas pedem por uma composição mais clean.

Para isso, use e abuse dos vasinhos com flores, velas, porta-retratos, quadros ou esculturas. Já modelos mais robustos e com nichos para armazenagem de objetos podem servir de base para luminárias e abajures, trazendo aconchego ao espaço.

Continua após a publicidade
Projeto de MR Arquitetura. Na foto, sala de estar com parede branca, aparador de madeira, poltrona azul baixa.
Projeto de MR Arquitetura. (Lilia Mendel/Casa.com.br)

Em residências pequenas, os aparadores mais simples também podem oferecer espaço extra para a armazenagem de pertences. Para isso, use a criatividade e coloque cestos de vime, baús, revisteiros ou caixotes em baixo da peça. Desta forma, o uso do aparador será maximizado.

Publicidade