4 ideias para arrumar o cantinho de estudos

As aulas presenciais ou híbridas pedem um espaço calmo e tranquilo dentro de casa 

Por Luiza Cesar Atualizado em 30 mar 2022, 23h52 - Publicado em 30 mar 2022, 19h00
Imagem animada de um dia de estudos
Reprodução/Giphy

A grande mudança para o ensino híbrido em muitas escolas e universidades levanta a dúvida sobre como preparar a casa e deixar o dia a dia mais produtivo.

Home office; cantinho de estudos; mesa branca com cadeira rosa; parede rosa clara
Design Café/Reprodução

Como o espaço para estudo ainda precisará estar presente, é importante considerar alguns pontos e fazer ajustes que favoreçam a atividade em uma nova configuração. Veja 4 dicas da Lider Interiores e Herman Miller para se preparar:

1. Defina a permanência do ambiente

Cantinho de estudos; home office; cadeira preta; mesa madeira pequena
Pop Sugar/Reprodução

Na hora de encaixar o cômodo definitivamente na sua casa, lembre-se de avaliar o local ideal – tendo certeza que este irá oferecer bastante privacidade, silêncio e espaço de armazenamento.

Entretanto, se a área só for utilizada pontualmente, considere adaptar um ambiente destinado a outra função. Uma penteadeira no quarto se transforma em uma bancada de estudo com pouquíssimas mudanças, por exemplo.

2. Conforto e organização são essenciais

Cadeira gamer

Continua após a publicidade

Não se esqueça de garantir boa ergonomia, iluminação e funcionalidade. Para isso, fique atento às especificações de altura e profundidade da mesa. O ideal para um local confortável é 75 a 80 cm de altura e 45 cm de profundidade.

Veja também

A cadeira também tem um papel essencial e deve apoiar bem as costas. Para garantir mobilidade, invista em modelos com braços e giratórios. Caso não for possível investir em uma iluminação mais elaborada, escolha uma boa luminária de mesa.

3. Compacto e prático

Cantinho de estudos; home office; cadeira eams branca com mesa pequena; quadros na parede; luminária
My Decorative/Reprodução

Como a área de estudos não será usada todos os dias, muitas vezes não será possível reservar um cômodo só para ela. Por isso, defina um cantinho e use móveis complementares que não ocupem tanto espaço. Uma ótima solução são carrinhos de armazenamento com rodinhas.

4. Considere a vista

Home office de frente para uma janela

Uma boa vista é um incentivo para momentos de estudos, principalmente porque traz equilíbrio. Por isso, posicione a mesa em frente a uma janela ou, para os que possuem sacada, estabeleça a área na própria varanda.

Continua após a publicidade

Publicidade