Como usar fitas LED em 5 ambientes diferentes

Tendência mundial, a iluminação linear proporciona versatilidade e imprime muito estilo em projetos de iluminação

Por Redação Atualizado em 5 jul 2022, 23h32 - Publicado em 2 jul 2022, 19h00
Quarto de casal com cama baixa e fita led sob colchão, na altura do tapete.
Fabio Jr Severo/CASACOR

Hoje em dia, pensar em um projeto luminotécnico e não pensar em iluminação linear é quase um pecado entre os especialistas. As fitas LED deram início a uma era em que é possível dar um toque de luz aos cantinhos mais inusitados da nossa casa.

Decorativa ou funcional, esse tipo de iluminação está ganhando bastante espaço. “Quando embutida em prateleiras, nichos e forros, oferece um clima aconchegante ao ambiente, realçando outros detalhes da decoração”, afirma Lígia Nunes, gerente de marketing da Bronzearte LLUM.

Sala de estar e jantar com
André Mortatti/Divulgação

Disponíveis nas temperaturas de cor branca quente, branca fria e RGB (sigla em inglês de vermelho, verde e azul), além de modelos que podem até ser controlados via wi-fi por aplicativo ou assistente de voz, cada versão proporciona resultados diferentes e é importante ter isso em mente antes de escolher.

Muito charme neste lavabo com a presença de vários materiais como madeira e pedra. Na iluminação, plafons e fitas de led contribuem com a funcionalidade do espaço
Projeto da FAN Interior Design Emerson Rodrigues/Casa.com.br

Segundo a especialista Lígia Nunes, a preferida dos consumidores é a temperatura de cor branca quente, pois esse tom amarelado da luz proporciona um ar mais convidativo e aconchegante ao ambiente.

Para explorar a iluminação linear na sua casa de forma decorativa ou funcional, confira as dicas de instalação fornecidas por ela para cinco diferentes ambientes:

1. Cozinha

Foto mostra cozinha com bancada em que se vê fita led logo abaixo dos armários aéreos, iluminando área de trabalho e preparo dos alimentos.
Suellen Figueiredo / Landhi //Reprodução

Ao definir o local de aplicação, é importante saber usar a temperatura de cor adequada à necessidade de cada espaço.

“Na cozinha, por exemplo, é indicada a instalação de fita LED na temperatura de cor branca quente, na bancada, logo abaixo dos armários aéreos. Essa cor proporciona a luminosidade ideal e ajuda a promover a atenção nesta área de trabalho, dedicada ao preparo dos alimentos”, explica.

2. Sala de estar

Foto mostra marcenaria com fitas led iluminando prateleiras com louça, vasinhos dep lanta e objetos decorativos.
Luis Gomes/Divulgação
Continua após a publicidade

Já na sala de estar, local que pede conforto e aconchego, prefira a temperatura de cor amarela. Pode ser instalada em móveis como prateleiras, nichos e bancadas ou aplicada em sancas de gesso para um efeito de iluminação indireta.

“No painel de TV, a fita permite uma baixa iluminação, que não atrapalha a visão da televisão e, ao mesmo tempo, não deixa o lugar totalmente escuro”, sugere.

3. Banheiro

Banheiro com fita led em volta do espelho retangular que se estende pela bancada branca, deixando o ambiente mais aconchegante.
Herman Charles Christ / Buzina de Imagem/Divulgação

Nesse ambiente é possível mesclar as temperaturas de cor, deixando a opção branca fria na região do espelho para atividades que envolvam o ato de se barbear ou se maquiar, ativando-a somente nesses momentos.

Já a opção branca quente fica melhor mais próxima do lavatório e cantos dos gabinetes, proporcionando conforto ao espaço.

4. Quarto

Quarto de casal em tons de bege tem fitas led acompanhando a altura da cabeceira da cama.
Herman Charles Christ / Buzina de Imagem/Divulgação

Fitas de alto IRC (índice de reprodução de cor) deixam o espaço do closet ainda mais funcional, pois itens com esse índice elevado reproduzem com mais fidelidade a cor dos objetos iluminados. Além disso, ajudam na escolha certa da roupa e da maquiagem no dia a dia.

Na cabeceira da cama, por sua vez, as fitas são um sucesso. Neste caso, opte pela temperatura de cor quente.

5. Home office

Home office tem mesa de madeira com prateleiras do mesmo material, que receberam fitas led para iluminar melhor cada detalhe.
Reprodução/Pinterest

Como muitos adotaram esse modelo de trabalho devido à pandemia, é comum hoje em dia a adaptação de espaços da casa para escritórios.

As fitas LED também ajudam a compor esses ambientes como luz de apoio ou até mesmo para iluminar de forma mais adequada o cenário de reuniões online. Já para gamers e streamers, a opção RGB faz muito sucesso, criando um cenário em volta deles.

Continua após a publicidade

Publicidade