Continua após publicidade

Hora da make: como a iluminação ajuda na maquiagem

A luz adequada faz toda a diferença no look final, principalmente para deixar tudo em perfeito estado

Por Redação
27 mar 2023, 19h00

Seja para fazer uma make ou tratamentos na pele, barba ou cabelos, os momentos de autocuidado merecem o melhor.

Por isso, a escolha do melhor ambiente para essas atividades deve levar em conta a iluminação, afinal é este elemento que permite procedimentos sem dificuldades e um melhor resultado. Saiba como escolher a luz correta com as sugestões da Yamamura:

Maquiagem, OK!

O quarto, com penteadeira, ganhou um pendente da Yamamura na lateral do espelho
Projeto da arquiteta Luciana Ballio (Emerson Rodrigues/Casa.com.br)

Quem nunca achou que a make estava perfeita, mas, ao mudar de local, notou alguns erros? É muito comum que em determinadas áreas do rosto a make apareça com intensidades diferentes e o principal motivo disso é a iluminação.

Para evitar estes pequenos acidentes, invista em uma luz uniforme e em uma luminária com o posicionamento correto. Isso é válido para qualquer cômodo – banheiro, quarto, closet, etc.

Temperatura de cor x tons

Muita personalidade neste lavabo pensado pela arquiteta Luciana Ballio. O papel de parede e os pendentes laterais seguem a mesma paleta de cores. Para completar, as fitas de led atrás do espelho proporcionam ainda mais amplitude ao local
Projeto da arquiteta Luciana Ballio (Emerson Rodrigues/Casa.com.br)

Fique atento na temperatura de cor, pois esta característica determinará quais tons serão mais favorecidos no ambiente e, consequentemente, na hora de produzir a make.

O banheiro recebeu arandelas laterais para facilitar as atividades diárias
Projeto do arquiteto Emerson Basso (Emerson Rodrigues/Casa.com.br)

As lâmpadas com temperaturas de cor branco quente (2400K a 3000K) apresentam um tom mais amarelado, valorizando as maquiagens de cores mais quentes (vermelho, rosa, amarelo ou laranja). Já as de temperaturas de cor branco frio (5000K a 6500K) favorecem as tonalidades mais frias – que incluem azul, roxo, lilás e verde.

A temperatura de cor neutra (4000K) é a tonalidade que menos influência nos tons dos objetos e a que mais se assemelha a luz natural. Como as maquiagens podem ter tons mais quentes, as temperaturas de cor mais indicadas são a branco quente ou a neutra.

Índice de Reprodução de Cor

Penteadeira com espelho iluminado
Projeto de Mouve Arquitetura. (Julia Ribeiro/Casa.com.br)

Você conhece o Índice de Reprodução de Cor (IRC)? Ele é uma escala que mostra a fidelidade da cor dos objetos com a incidência da luz, independentemente da temperatura de cor da luz projetada. Aqui, quanto mais próximo de 100, mais fiel. Logo, para uma maquiagem com detalhes, procure por luzes com IRC altos.

Direção da Luz

Apesar da iluminação de teto, aquelas com lustres e plafons, estar presente em muitos espaços da casa, ela não é a mais indicada quando o assunto é atividades rotineiras. Isso porque a luz que vem de cima produz muitas sombras no rosto, fator que não favorece a make ou barbearia. Por isso, aposte nas peças que produzem luzes de frente, como iluminações instaladas nas paredes ou no próprio espelho.

Peças indicadas

Penteadeira em quarto de casal
Projeto de Cassim Calazans (Julia Ribeiro/Casa.com.br)

Para uma maquiagem bem feita, adquira espelhos com led integrado ou no estilo camarim e arandelas na posição frontal para evitar sombras. Na falta desses elementos, pendentes e arandelas laterais também podem auxiliar na tarefa.

Continua após a publicidade
Publicidade