High-low e pegada industrial inspiram décor de cobertura duplex de 150 m²
O projeto é assinado pelo escritório GG Arquitetura, que inverteu os ambientes superiores e inferiores do imóvel e promoveu integração
O arquiteto Guilherme Galvão e o engenheiro Douglas Alexandre, do escritório GG Arquitetura, assinaram o projeto desta cobertura duplex de 150 m² em Gragoatá, bairro do município de Niterói (RJ). O imóvel pertence a um casal na faixa dos 40 anos, com um filho de 1 ano, que o adquiriram novo, comprado diretamente da construtora.
Para adequá-lo ao perfil dos moradores, os ambientes superiores e inferiores do duplex foram invertidos: a área social e de lazer foi realocada na cobertura e a área íntima ficou no primeiro pavimento.
Mas a principal solicitação era que os ambientes íntimos fossem mais integrados. “Nas reuniões já fomos pensando na possibilidade de inverter os ambientes superiores com os inferiores”, conta Guilherme Galvão. “Com orçamento limitado, buscamos soluções e acabamentos interessantes, sem o custo muito alto. Nossa inspiração foi o high-low com pegada industrial”, revela.
Primeiro pavimento: área íntima
Após a reforma, além do hall de entrada com acesso à escada, o andar inferior passou a concentrar a área íntima, com suíte do casal com closet, quarto de hóspedes/home office, quarto do filho e banheiro social colorido, que atende ao menino.
Entre as principais mudanças, a antiga sala com varanda virou o quarto do casal e parte dela foi transformada em um hall de acesso ao segundo andar. Já a antiga cozinha com lavanderia virou o closet e banheiro do casal.
Na suíte do casal, a dupla partiu de uma paleta de cores neutra, adicionando diferentes texturas de madeira para conferir aconchego.
O toque industrial fica por conta da cabeceira da cama, feita com telha ecológica, e da textura de cimento queimado destacando o pilar/viga e o aparador sob a TV. Para os profissionais, o principal desafio deste projeto foi transformar a cozinha e a área de serviço originais em closet e banheiro da suíte.
“Não havia ali tubulações específicas para banheiro, então buscamos um fornecedor que dispõe de um mecanismo motorizado para construir um banheiro em qualquer lugar. A partir desse equipamento, direcionamos o esgoto para a tubulação central, indo de encontro ao outro banheiro”, explica Douglas Alexandre.
Veja também
- Reforma deixa cobertura triplex de 160 m² mais ampla e contemporânea
- Cobertura duplex de 280 m² ganha estilo atemporal e contemporâneo
Cobertura: área social
O andar superior, por sua vez, passou a concentrar a área social, serviços e lazer: tem sala de estar com TV, jantar e cozinha gourmet totalmente integrados, banheiro social, lavabo, lavanderia/serviços e uma banheira de hidromassagem.
Entre as principais mudanças deste pavimento, o quarto principal virou a sala e a área da churrasqueira ganhou uma nova cobertura, transformada em cozinha/área gourmet – estes ambientes foram totalmente integrados.
Já a antiga piscina deu lugar a uma jacuzzi, aproveitando melhor o espaço ao ar livre, visto que uma piscina grande não era prioridade para os moradores.
Enquanto isso, o banheiro social da cobertura e parte do hall foram convertidos em lavabo e área de serviço.
Curtiu? Veja mais imagens na galeria: