Casa Created with Sketch.

Design assinado e muita arte marcam décor desta cobertura duplex de 400 m²

O projeto das arquitetas Roberta Moura e Paula Faria também trouxe algumas soluções para integração dos ambientes

Sala de estar com mesa de centro, duas poltronas vermelhas, sofá branco e varanda integrada

 (Denilson Machado, do MCA Estudio | Produção visual: Luciana Algarte/Casa.com.br)

Para esta cobertura duplex de 400 m² localizada no Leblon, as arquitetas Arquitetas Roberta Moura e Paula Faria, do escritório Roberta Moura + Faria Arquitetos Associados, se concentraram na parte social do primeiro piso e projetaram um segundo pavimento, que recebeu as suítes e a sala íntima.

Sala de estar ampla com varanda integrada, sofá branco, poltronas vermelhas, mesa de centro

 (Denilson Machado, do MCA Estudio | Produção visual: Luciana Algarte/Casa.com.br)

O casal de moradores e suas duas filhas pequenas estavam trocando de casa e compraram esta cobertura, que era originalmente linear. Contudo, foram atraídos principalmente pela possibilidade de construir um segundo andar.

Veja também

“O maior desafio foi criar ambientes amplos e funcionais que pudessem ser de fato usados, projetar e construir o segundo pavimento do zero e construir uma piscina e um apoio de churrasqueira no terraço”, contam as arquitetas.

Varanda integrada à sala de estar

 (Denilson Machado, do MCA Estudio | Produção visual: Luciana Algarte/Casa.com.br)

Para o décor, as arquitetas optaram por uma base neutra e sóbria, um piso em limestone que integra todos os ambientes do primeiro pavimento, design assinado (em especial Jorge Zalszupin e Jader Almeida) e muita arte. Toda a marcenaria foi especialmente desenhada pelas profissionais para este projeto e executadas em peroba.

Houve uma grande preocupação em integrar a varanda ao estar. Para isso, Roberta e Paula utilizaram o mesmo piso em limestone, além de grandes portas de correr em vidro que se abrem totalmente. Além disso, uma parede lateral do terraço foi revestida com um grande painel de azulejos, da Lurca.

Escada de limestone e guarda-corpo de vidro transparente

 (Denilson Machado, do MCA Estudio | Produção visual: Luciana Algarte/Casa.com.br)

O mesmo limestone foi utilizado para revestir a escada de desenho leve, que recebeu um guarda-corpo em vidro transparente. No segundo piso, brises articulados em peroba oferecem segurança à circulação.

A integração também está presente na sala de TV que também serve como home office. Esse foi um pedido especial dos proprietários, que queriam um espaço para trabalhar e ver televisão com privacidade.

Sala de TV com home office integrado com paredes revestidas de peroba

 (Denilson Machado, do MCA Estudio | Produção visual: Luciana Algarte/Casa.com.br)

Para deixar o ambiente mais acolhedor e aconchegante, as arquitetas revestiram todas as paredes em peroba e optaram por um sofá estofado em couro marrom. As portas de correr, também executadas em peroba, permitem integrar ou isolar o espaço.

Confira mais fotos do projeto na galeria abaixo:

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.