Continua após publicidade

Cobertura de vidro em SP é um local para relaxar ao livre com privacidade

O projeto foi assinado pela Macro Arquitetos para um casal que queria um local de lazer em seu apê em Moema

Por Redação
15 mar 2021, 18h48
Cobertura com piso em concreto. Coberta com vidro. Mesa em madeira com cadeiras pretas. Ilha à direita com azulejos azuis. Cozinha com bancada e cooktop
(Nathalie Artaxo/Casa.com.br)

Já imaginou poder desfrutar daquele tempo ao ar livre, tomar um Sol e relaxar como no interior, mas tudo na cidade? Era justamente isso que um casal com filho pequeno estava buscando para seu apartamento em Moema, bairro de São Paulo. Essa tarefa aparentemente inconciliável de transformação do terraço ficou com o escritório Macro Arquitetos.

Bancada com azulejos e bancos em madeira. Ao fundo, escada para o deck com piscina
(Nathalie Artaxo/Casa.com.br)

Como o imóvel era dos anos 1970, as acomodações da área do terraço estavam desatualizadas e sem identidade. Não havia ainda um uso específico para a área, que estava vazia e descoberta. O plano era criar um local de lazer, mantendo a privacidade da área íntima do apartamento com uma pegada descontraída e contemporânea que tivesse elementos rústicos e aconchegantes. Madeira, concreto e aço corten são os principais materiais.

Cozinha com azulejos azuis e banco de madeira. Geladeira laranja à esquerda. Janelas grandes com vista para cidade
(Nathalie Artaxo/Casa.com.br)

O primeiro passo foi a realização de uma nova cobertura em estrutura metálica e vidro laminado, com fechamento em vidro criando um espaço de permanência na área, antes descoberta. Toda a área de cozinha e gourmet foi feita sob medida e as instalações hidráulicas e elétricas foram refeitas, assim como a impermeabilização do espaço. O vidro foi escolhido para preservar a bela vista do imóvel.

Continua após a publicidade

Mobiliário funcional

 

Cozinha com bancada em madeira revestida de branco. Geladeira laranja. Grandes janelas de vidro
(Nathalie Artaxo/Casa.com.br)

Para os locais de preparação das refeições e drinks, os profissionais montaram uma grande bancada, a qual abriga churrasqueira, bar e cozinha; o cooktop na ilha integra a área de estar e cozinha com banquetas de apoio frontal. Uma mesa de apoio pode ser movimentada (ou recolhida) dependendo da ocasião. Ao lado, um grande banco de madeira emoldura a janela.

Deck com piscina. Madeira plástica em volta.
(Nathalie Artaxo/Casa.com.br)

Na área da piscina, o deck em madeira plástica ecológica e reciclada percorre toda a borda. Ao fundo, um jardim vertical é abraçado pela estrutura metálica, com o mesmo acabamento corten usado na cobertura da área gourmet. Para iluminação, foram utilizadas luzes laterais e pontuais, garantindo um clima descontraído.

Continua após a publicidade
Cozinha com mesa em madeira à direita e bancada branca à esquerda. Ao fundo, grande banco de madeira e à direita geladeira laranja
(Nathalie Artaxo/Casa.com.br)

Segundo os arquitetos, o que mais gostaram no projeto é a “flexibilidade de ser um espaço totalmente aberto, mas ao mesmo tempo fechado e protegido e também pelo seu viés contemplativo, pois é possível acompanhar a mudança da paisagem, já que as vedações são todas em vidro, tendo uma constante mudança no plano de fundo do espaço”. Confira mais fotos na galeria abaixo!

 

Publicidade