Casa Created with Sketch.

Estilo contemporâneo e minimalista definem este apê de 70 m²

Projetado pelo escritório Michelle Machado Arquitetura, o imóvel recebeu um layout confortável para receber visitas, mas funcional para o dia a dia

Seguindo a proposta minimalista, a sala de TV, mesmo com medidas reduzidas, tem lareira de biocombustível – pedido especial da moradora.

Seguindo a proposta minimalista, a sala de TV, mesmo com medidas reduzidas, tem lareira de biocombustível – pedido especial da moradora. (Julia Ribeiro/Casa.com.br)

Localizado na Chácara Klabin, em São Paulo, este apartamento de 70 m² foi projetado pelo escritório Michelle Machado Arquitetura. Para o novo lar, a moradora buscava um imóvel amplo e bem iluminado, cores claras, organização e praticidade para o dia a dia.

Como o apartamento tem medidas reduzidas e toda área social é integrada, o escritório optou por uma cozinha que segue as máximas do minimalismo, apresentando formas simples e tons neutros, valorizando o design sem excessos

Como o apartamento tem medidas reduzidas e toda área social é integrada, o escritório optou por uma cozinha que segue as máximas do minimalismo, apresentando formas simples e tons neutros, valorizando o design sem excessos (Julia Ribeiro/Casa.com.br)

Um layout confortável também era necessário, apesar de morar sozinha, pois ela recebe amigos e familiares com grande frequência.

Porque o apartamento era todo em alvenaria, poucas mudanças estruturais foram feitas. O terceiro quarto foi integrado às salas, enquanto a varanda se juntou à sala e à cozinha a partir da retirada das portas existentes.

Como o terceiro quarto foi integrado à área social, e com as limitações das paredes existentes, o escritório optou por um layout funcional, com sala de TV com lareira, sala de estar com poltrona de leitura, sala de almoço e o jantar na varada, mais amplo

Como o terceiro quarto foi integrado à área social, e com as limitações das paredes existentes, o escritório optou por um layout funcional, com sala de TV com lareira, sala de estar com poltrona de leitura, sala de almoço e o jantar na varada, mais amplo (Julia Ribeiro/Casa.com.br)

Para não interferir nas paredes existentes e na infraestrutura hidráulica, toda a parte elétrica nova precisou ser passada pela marcenaria.

Veja também

Mas o maior desafio do projeto, segundo Michelle, foi resolver a área de serviço. “Posicionada originalmente na varanda, ela era uma extensão da cozinha e dividiria espaço com a sala de jantar”, conta a profissional.

 (Julia Ribeiro/Casa.com.br)

O ambiente foi dividido com portas de treliça que funcionam também como painel decorativo para o jantar, enquanto escondem tanque, aquecedor e máquina lava e seca, organizando e mantendo a ventilação permanente.

Já o desejo da moradora de ter um lavabo sem abrir mão do chuveiro, outro desafio, foi resolvido com painel ripado que sobrepõe os vidros do box.

 (Julia Ribeiro/Casa.com.br)

O segundo quarto foi transformado num ambiente multifuncional, pode ser usado como home office no dia a dia e também como quarto de hóspedes. O sofá é facilmente transformado em cama quando as almofadas do encosto são retiradas.

A suíte principal, apesar de pequena, conta com um amplo armário em L e uma cama estofada, assinada pela arquiteta, que se encaixa perfeitamente ao layout. A parede da cabeceira recebeu revestimento com desenho geométrico amadeirado.

 (Julia Ribeiro/Casa.com.br)

“A estante é o destaque do apartamento. Projetada para ocupar toda parede que divide a cozinha das salas, o desenho de estrutura metálica e nichos que variam texturas (inclusive muxarabi) e cores tornam o resultado leve e organizam desde objetos de decoração, livros até plantas e coleções, expondo a personalidade e detalhes afetivos de quem mora ali!”, conta Michelle.

 (Julia Ribeiro/Casa.com.br)

Com um estilo contemporâneo e atemporal, o décor do apartamento recebeu cores neutras como branco, cinza, caramelo e madeira. O projeto seguiu premissas do minimalismo, com intuito de organizar tudo em um espaço reduzido, de forma funcional, elegante e convidativo.

Gostou? Confira mais fotos na galeria:

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.