Cimento queimado, madeira e plantinhas: veja o projeto deste apê de 78 m²
Assinado pelo escritório Tesak Arquitetura, o imóvel ganhou um ar jovem e moderno após a reforma, que integrou as áreas sociais
Claro, integrado e bem iluminado. Assim é o projeto deste apartamento de 78 m², localizado na Vila Madalena, São Paulo.
Para transformá-lo em um refúgio para um casal jovem que ama viajar, cozinhar e receber amigos, as arquitetas Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto, do escritório Tesak Arquitetura, optaram por materiais modernos, que trouxessem toda a atmosfera descontraída necessária para o projeto.
“Nos inspiramos na identidade jovem e estilo de vida do casal, que ama o universo das cores e tem diversas referências de viagens. Para tornar o apartamento fluido, a integração entre sala e terraço foi essencial”, destacam. Foi ali no terraço, inclusive, que elas projetaram um dos espaços mais gostosos da casa: uma área gourmet com churrasqueira a gás, cervejeira, adega.
Para receber uma boa bancada de apoio para a churrasqueira, as arquitetas fecharam uma passagem que levava à área de serviço, ganhando uma parede na varanda que foi toda revestida com cerâmica hidráulica hexagonal. Também é nesse ambiente que se encontra uma extensa mesa de jantar de madeira rústica, deslocada para lá a fim de deixar o living mais livre.
Integrada à varanda, a sala de estar ganhou uma parede de cimento queimado, deixando para os detalhes as pinceladas de cor – como nas obras de arte (Online Quadros), objetos decorativos (Lili Wood) ou mobiliário solto.
“Usamos cores pontuais e harmoniosas em todos os ambientes, sem carregar visualmente, permitindo um décor harmônico entre estar, varanda e cozinha”, dizem as profissionais. A fim de aproveitar bem o espaço, a dupla projetou uma chapelaria em marcenaria, que também abriga o cantinho do bar.
“Os moradores desejavam poucos móveis, então pensamos em um home theater com apenas um rack, que também é capaz de abrigar os dois pufes, que quando não utilizados ficam encaixados no mobiliário, não atrapalhando a circulação”, explicam. Em todo apartamento o piso é vinílico, unindo a estética da madeira com as vantagens do material. O tapete ajuda a delimitar o espaço.
Com conceito aberto, a cozinha, por sua vez, ganhou uma marcenaria planejada que fosse capaz de organizar todos os itens necessários. Os armários contam com acabamento em pintura de tom azul, a cor preferida do casal.
Veja também
- Estilo contemporâneo e detalhes em azul marcam este apê de 190 m²
- Apê de 77 m² integrado, ganha estilo industrial com toque de cores
“Além de impactante, foi a escolha perfeita para harmonizar com a parede de cimento queimado e com os tons claros do apartamento”, sinalizam Bianca e Viviane.
Para delimitar o espaço, a bancada foi essencial – além de servir como apoio para os preparos, conta com duas banquetas que permitem que seja usado também para refeições rápidas. Suspensa, uma prateleira com estrutura metálica ganhou diversas plantas, para conferir o frescor necessário ao apartamento.
Cheio de personalidade, o lavabo do apartamento também traduz a essência do casal, trazendo em sua parede um lambe-lambe com imagens de países que os moradores já conheceram ou sonham em visitar.
Uma iluminação pontual em cima do lavatório com lâmpada de filamento e luminárias embutidas na parede oposta ao espelho destacam a decoração da parede, que também recebeu um espelho solto, que deixa o destaque para o lambe-lambe.
Na área íntima, o destaque fica para o home office, que foi projetado para ser facilmente adaptado para um quarto de bebê, quando a família crescer. A bancada conta com espaço para dois computadores e boa iluminação, garantindo conforto para as horas de trabalho. “A suíte máster é aconchegante e conta com uma parede de armários bem espaçosos”, afirmam as arquitetas.
Curtiu? Confira mais fotos na galeria: