Casa de 200 m² fica mais integrada e clean com reforma
Projeto assinado pelo arquiteto Guilherme Galvão e o sócio engenheiro Douglas Alexandre, os dois do escritório GG Arquitetura
A família que já morava nesta casa de condomínio estava querendo modernizar os ambientes, que não atendiam mais às necessidades dos moradores. O projeto incluiu a reforma e decoração do primeiro pavimento da propriedade de 200 m², localizada no Recreio dos Bandeirantes, bairro na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Guilherme Galvão e Douglas Alexandre, do escritório GG Arquitetura, entregaram um local fresco, fluído e com um estilo clean, sem abrir mão do aconchego das madeiras.
Todo o pavimento térreo recebeu alterações, isso inclui a área social, lavabo, escritório, cozinha, área de lazer, área gourmet, piscina, fachadas e varandas. Na decoração, muitas peças que já pertenciam a casa foram reaproveitadas, como o sofá, que era estofado em couro preto e ganhou uma capa removível em sarja off white – deixando o móvel mais leve e despojado.
Área social
Nesse espaço, cores neutras foram escolhidas como a base do projeto. Segundo Guilherme, a configuração original da sala também foi mantida, pois ela já tinha um layout que funcionava bem. O painel de madeira atrás do sofá proporcionou um ar mais aconchegante ao espaço. Tudo seguindo a paleta neutra.
Veja também
- Casa de 365 m² tem estilo rústico, muita madeira e pedras naturais
- Busca pelo inusitado e contemporâneo definem projeto desta casa de 300m²
O quadro com fotografia de floresta do fotógrafo Ari Kaye, o aparador-buffet do designer André Morgado, posicionado embaixo da escada, e o espelho de design orgânico desenhado e executado pela Pereira Marques Vidros são alguns dos destaques nesse cômodo.
Área externa
Com a reforma, a piscina ganhou nova forma – antes era oval e foi transformada em retangular. O espaço da churrasqueira foi repaginado e ampliado, ganhando um novo layout.
Os revestimentos foram escolhidos em tons de cinza e a madeira foi selecionada para aquecer, deixando a área mais acolhedora. A marcenaria escura oferece um ar mais sério e contemporâneo e a varanda, com teto forrado de bambu, já existia e foi mantida.
Cozinha e fachada
A cozinha, com 20m², ganhou armários planejados. Já a altura do muro, na entrada da casa, foi elevada e recebeu novo revestimento. Essa intervenção modernizou completamente o visual da fachada.