Apê em Sydney traz charme moderno dos anos 1950 para a vida contemporânea

O projeto, assinado pelo escritório Brooke Aitken Design, fica em um edifício histórico e foi inspirado pela elegância do passado

Por Redação Atualizado em 19 set 2021, 21h38 - Publicado em 20 set 2021, 13h00
Prue Roscoe/BowerBird

Este apartamento charmoso fica em um prédio histórico no bairro Potts Points, em Sydney, na Austrália. O edifício foi construído em 1951 por Aaron M. Bolot em um local triangular, listado como patrimônio modernista.

O casal de moradores (e seus gatinhos) queria um projeto de decoração que valorizasse o passado mas que também fosse adequado à vida contemporânea. Eles chamaram o escritório Brooke Aitken Design para criar os interiores.

Prue Roscoe/BowerBird

“Sempre foi meu prédio favorito, então começar a trabalhar nele foi um presente. Bolot foi inspirado no deco dos anos 1920 e muitos dos detalhes originais do edifício ainda permanecem nos espaços públicos que mostram um toque de elegância europeus. No entanto, a bela fachada curva se traduz internamente em nenhuma parede ser reta, o que tornava o planejamento bastante difícil”, conta Brooke Aitken.

Veja também

Originalmente, havia apenas um banheiro e uma pequena cozinha apertada, que ficava isolada dos demais ambientes. Encanamentos e pontos de luz também eram originais, então tudo precisava de uma atualização. “Passar canos para um segundo banheiro era particularmente difícil. Resumindo, elevar o apartamento antigo à vida moderna foi muito difícil e exigiu determinação de nós, do construtor e do cliente”.

Continua após a publicidade

Prue Roscoe/BowerBird

No novo layout, a cozinha foi aberta para a sala de jantar e o corredor foi transformado em um espaço de convivência. A varanda também foi aberta para dentro da casa, para que ela se conectasse melhor ao restante do apartamento.

Prue Roscoe/BowerBird

A inspiração para a decoração veio do modernismo europeu, que equilibra o requinte e o despojamento. O passado histórico vem à tona na escolha do mobiliário, com destaque para o abajur vintage da Fortuny, adquirido em um leilão. Já o piso de pedra chevron faz referência ao padrão de chevron original no piso de madeira.

*Via Bower Bird

Continua após a publicidade

Publicidade