Continua após publicidade

Apê térreo de 85 m² investe no contraste de texturas e paleta clara

O projeto é a renovação de um apartamento dos anos 1930, em Melbourne, na Austrália e é assinado pelo escritório Molecule

Por Redação
Atualizado em 28 fev 2024, 20h34 - Publicado em 13 set 2021, 13h00
 (Martina Gemmola/BowerBird)
Continua após publicidade
otway-ape-australia-terreo-foto-Martina Gemmola-01
(Martina Gemmola/BowerBird)

O “Otway Apartment” é um projeto de renovação de um apartamento térreo de 85 m² em um bloco Art Déco dos anos 1930 em Hawthorn, em Melbourne, na Austrália.

O escritório Molecule percebeu que os interiores precisavam de uma modernizada: a paleta creme e amarela dos anos 90 estava desatualizada e cansativa, os espaços sofriam com um excesso de vias de circulação e havia pouco ou nenhum armazenamento ou bancada funcional na cozinha e no banheiro.

otway-ape-australia-terreo-foto-Martina Gemmola-22
(Martina Gemmola/BowerBird)

“Nossa filosofia de design, ao responder às condições do patrimônio, é projetar novas inserções respeitando, em vez de uma reprodução, do passado. Procuramos remover quaisquer renovações anteriores de mau desempenho e celebrar os detalhes originais, molduras, ranhuras e chanfros que dão a proveniência do espaço”, explica a profissional.

Veja também

Continua após a publicidade
otway-ape-australia-terreo-foto-Martina Gemmola-13
(Martina Gemmola/BowerBird)

No novo layout, a principal alteração foi a separação da cozinha da entrada, por meio da inserção de um armário de marcenaria dentro de uma porta pré-existente. A separação de espaços serve para isolar os ruídos e odores da cozinha dos quartos. Para manter os custos baixos, o piso de madeira existente e os pontos de encanamento foram reaproveitados.

otway-ape-australia-terreo-foto-Martina Gemmola-26
(Martina Gemmola/BowerBird)

Ainda na cozinha, foram criadas “estações funcionais” em marcenaria, cada uma com seu próprio uso designado, incluindo café da manhã, eletrodomésticos, lavagem e cozimento. Existem referências sutis aos detalhes Art Déco existentes nas curvas, chanfros e abatimentos dentro da nova linguagem do mobiliário.

Continua após a publicidade

Um fogão independente utiliza a lareira e a chaminé originais, com uma atualização contemporânea de forro de azulejos e um exaustor integrado.

otway-ape-australia-terreo-foto-Martina Gemmola-15
(Martina Gemmola/BowerBird)

A paleta de cores foi escolhida pensando na atemporalidade e durabilidade. Revestimentos claros trazem um senso holístico de calma para todo o espaço e um rico pano de fundo para a extensa coleção de móveis e obras de arte dos clientes.

otway-ape-australia-terreo-foto-Martina Gemmola-14
(Martina Gemmola/BowerBird)
Continua após a publicidade

O projeto se preocupou também em manter as características e charme do estilo Art Déco. As ricas texturas de laje de mosaico, ladrilho cerâmico, vidro canelado, laminado tonal, bronze escuro e folheado de madeira ironbark criam texturas nas superfícies, enquanto ferragens de bronze e ferragens de portas não são lacadas e vão se desgastando com o tempo, contam a história da ocupação pelos atuais proprietários e zeladores do apartamento.

Confira mais fotos na galeria abaixo!

*Via BowerBird

Publicidade