Projeto (re)imagina casa do início dos anos 1900 para os dias atuais

A Cairn Architects projetou uma reforma de um imóvel eduardiano no Reino Unido, para abrigar uma jovem família

Por Redação Atualizado em 31 Maio 2021, 15h36 - Publicado em 2 jun 2021, 08h00
Living com piso em madeira. Lareira revestida com tijolos. Sofás azuis. Mesa em madeira. Luminária transparente esférica.
Peter Landers/BowerBird

Já imaginou morar em uma casa com valor histórico? Este projeto da Cairn Architects, de 180 m², fica no Reino Unido e remodelou um imóvel da Era Eduardiana (dos primeiros anos de 1900) dentro de uma área de conservação em Highgate.

Fachada da casa. Bay Window no andar de cima. Paredes brancas. Arbustos na parte da frente.
Peter Landers/BowerBird

A ideia era adequar a arquitetura à vida de uma jovem família, cujo bebê estava para chegar. Porém, obras deste tipo têm o desafio de trazer o moderno sem comprometer o patrimônio histórico. A casa não estava em bom estado, foi preciso refazer a cobertura, gesso, acabamentos e paredes estruturais. Também foi preciso acrescentar comodidades atuais, como banheiro do lado de dentro!

Veja também

 

Porta com vitral amarelo, verde e vermelho com padrão de flor. Escadaria ao fundo.
Peter Landers/BowerBird

Os profissionais contam que “A especificação cuidadosa dos materiais garantiu que os quartos tivessem caracteres suaves e discretos. Foi dada especial atenção à forma como a luz entra e se reflete nos quartos ao longo do dia, criando espaços calmos e pacíficos”.

Continua após a publicidade

Quarto com piso de tábuas de madeira. Cama de casal com lençol branco.
Peter Landers/BowerBird

Do teto ao chão a casa foi mudando e entrando nos dias de hoje. O espaço do sótão transformou-se em quarto para hóspedes e um banheiro; o primeiro andar recebeu um banheiro, home office e berçário; e o térreo ganhou novos quartos e uma nova cozinha. Uma coisa, entretanto, permaneceu: a delicada e sutil atmosfera vitoriana.

Cozinha com piso em madeira e ilha em madeira. Armários azul escuro. Porta em vidro para o jardim
Peter Landers/BowerBird

“Tivemos muito trabalho para trazer a casa de volta à vida e modernizar o layout e o desempenho, tudo por trás de um véu de atmosfera e artesanato vitorianos. O trabalho foi discreto, silencioso, não foi feito para espetáculo ou exibição. Junto com os moradores, fizemos um novo capítulo na história do imóvel.” comentam os arquitetos.

Veja mais imagens na galeria abaixo!

 

*Via BowerBird

Continua após a publicidade

Publicidade