Apê de 70 m² foi inspirado nas casas de fazenda norte americanas
O projeto, assinado por Júlia Guadix, à frente do Studio Guadix, investiu na mistura do estilo rústico com toques industriais e contemporâneos
Com o anseio de mudar completamente o visual do apartamento em que já moravam, um jovem casal decidiu que era o momento de encomendar uma do imóvel.
Através da mistura de elementos rústicos, clássicos e modernos, a arquiteta Júlia Guadix, responsável pelo escritório Studio Guadix, encarou a empreitada e concebeu um novo lar, ao melhor estilo farmhouse. Com referências na ‘casa de fazenda americana’, deixou o projeto, com 70m², ainda mais aconchegante, convidativo e alinhado com as necessidades dos moradores.
Área social
Ao entrar no apartamento já é possível observar que as referências do farmhouse estão destacadas por conta das cores leves e peças rústicas que integram a decoração. No hall de entrada, a arquiteta posicionou toquinhos de madeiras na parede que ficaram perfeitos e destinados para pendurar bolsas, casacos ou máscaras, assim que os moradores entram em casa.
Na continuidade, o extenso banco, elaborado para ser o canto alemão, oferece compartimentos com portinhas de correr para guardar os sapatos. As duas soluções ajudam a deixar o apartamento mais organizado e limpo, preservando a estética do imóvel com o passar do tempo.
A mesa de jantar rústica delimita muito bem a proposta do cômodo e é acompanhada pela execução, sob medida, de um canto alemão – móvel que se destaca pelas linhas simples e o encaixe virtuoso com a proposta decorativa.
Do outro lado da mesa, as cadeiras em laca preta contrastam com o branco da parede. Para iluminar o local, os pendentes, trilhos e spots, foram dispostos diretamente na laje de concreto, realçando a estética industrial e moderna.
Cozinha e lavanderia
Como a moradora é chef confeiteira, era imprescindível que tivesse uma cozinha prática e que atendesse sua demanda de trabalho.
Dessa forma, a marcenaria foi substituída por peças com design clássico, entregando ainda mais charme e sofisticação para o ambiente. Gavetas e armários se tornaram muito mais funcionais, uma vez oferecem praticidade.
Como a cozinha é do tipo corredor (2 x 3m), Júlia trabalhou em modificações que a fizeram parecer maior. Um dos recursos foi a instalação do mesmo piso presente nos demais cômodo – um laminado com aparência de madeira.
Sendo praticamente uma extensão da cozinha, a lavanderia do apartamento foi eleita para armazenar os materiais empregados na produção os bolos artesanais da moradora. Os armários de madeira ripada na parte superior escondem o aquecedor a gás de uma maneira segura e eficiente.
Área Íntima
Na ala íntima do apartamento, o quarto do casal é super aconchegante. Nele, Júlia também optou por acabamentos claros como o cimento queimado na parede, a cabeceira estofada, o armário com porta ripada que embutiu a TV e outros elementos que propiciaram uma atmosfera calma e relaxante.
Com marcenaria planejada e sob medida, o home office foi alocado perto da janela. Na estrutura, um armário que possui parte fechada para esconder impressora, pequenas gavetas organizadoras (com apenas 9 cm de profundidade) e uma estante com nichos para livros, objetos e até plantinhas.
No banheiro, a bancada de quartzo e azulejos brancos com pontinhos verde menta, concebeu uma atmosfera fresca e moderna. Na marcenaria, o gabinete de MDF com revestimento amadeirado tipo Freijó possui em tom mais escuro, fazendo um contraponto com o branco e aquecendo o ambiente.
Confira todas as fotos do projeto na galeria abaixo!