Casa Created with Sketch.

Guia para escolher as cadeiras perfeitas para sua sala

Encontrando a ideal para o seu espaço, elas podem durar anos e até passar para as próximas gerações da família

Sala de estar com cadeiras em madeira com estofado verde escuro. Mesa para oito lugares. Espelho circular na parede no centro. Luminária Sputnik

 (Spacejoy/Unsplash)

Peça-chave para a sala, uma boa cadeira leva conforto, elegância e, principalmente, durabilidade. Quando elas se ajustam a sua personalidade e ambiente podem receber sua família e amigos por anos.

Mas antes de tudo, considere alguns elementos para encontrar as perfeitas para a sua casa:

Primeiro passo: obtenha o tamanho certo

 

Mesa pequena com uma cadeira em madeira e uma cadeira Eams branca. Paredes rosa claras

 (Charlota Blunarova/Unsplash)

Meça o cômodo inteiro para a escolha de qualquer móvel, sobretudo a área onde este será inserido. Tenha certeza que os itens que você vai selecionar se encaixam e fornecem espaço suficiente para os usuários caminharem ao redor confortavelmente.

Sempre tome cuidado para que elas não pareçam muito pequenas ao lado do sofá. Vale medir a altura e largura do assento, em relação ao chão, e a largura dos braços. A partir disso, escolha peças com as mesmas medidas, certificando que as proporções estejam corretas.

Cadeiras de destaque cabem em ambientes pequenos

 

Canto alemão com duas cadeira em madeira. Parede verde clara. Piso em taco

 (Spacejoy/Unsplash)

As cadeiras ocasionais são menores em escala do que as acolchoadas de sala de estar. Elas possuem estrutura visível, assento estofado ou assento e encosto deste mesmo modo e são utilizadas para adicionar cor em um canto do cômodo.

Como uma boa opção para áreas pequenas, duas ocasionais e um sofá de dois lugares poderiam muito bem mobiliar o local inteiro. Além disso, ao receber muitas visitas, também podem ser puxadas para a sala de jantar.

Veja também

Segundo passo: encontre o seu estilo

As poltronas são fabricadas para ter as mesmas linhas e materiais de um sofá, mas com apenas uma almofada, ao em vez de duas ou mais. Ao comprar os dois como conjunto, você garante que estes combinem perfeitamente. 

sala de jantar com mesa de madeira e cadeiras com estofado cinza. Estante com diversas plantas

Você também pode comprá-los separadamente e combinar com outros mobiliários ou até mesmo não alinhar completamente os dois acessórios. Coordenar a cor ou estilo entre o sofá e a cadeira trará um toque profissional para o local. 

Outra forma de organizar é escolher itens influenciados por um período de tempo semelhante. 

Considere a atmosfera

 

 (Reprodução/Pinterest)

Se o ambiente for formal, usado apenas em ocasiões especiais, procure peças com encosto vertical. As poltronas asa – com costas altas, apoios de braço e laterais aladas – foram originalmente projetadas como proteção de correntes de ar, mas agora fornecem uma aparência dramática à sala de estar. 

Caso o espaço for para encontros casuais, procure acessórios destinados ao descanso – poltronas reclináveis e espreguiçadeiras são ótimas escolhas. 

Terceiro passo: escolha um material

Couro

Com uma variedade de estilos, acabamentos suaves e linhas simples, as cadeiras de couro dão um toque sofisticado quando combinadas com uma decoração moderna. Uma escolha popular são as que apresentam apoios de braços e costas baixas, tudo quase no mesmo nível. Além do desgaste natural proporcionar uma beleza visual. 

Para um conforto na frente da televisão, opte por poltronas mais altas ou reclináveis de couro mais macio. 

Tecido

Por possuir uma variedade de padrões e tons, as cadeiras de tecido são ideais para quem procura algo casual, colorido e animado. 

 (Eder Bruscagin/Casa.com.br)

Microfibra

Em caso de animais de estimação ou filhos na casa, você pode precisar de móveis com materiais fáceis de limpar e as peças de microfibra são uma opção. Apesar de não possuírem tantas cores e padrões, existem muitos estilos e a praticidade compensará a seleção limitada.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.