Apê de 230 m² no Rio tem vista para a praia e muito design nacional
A arquiteta Patricia Fiuza buscou trazer a natureza carioca para dentro do imóvel e valorizar o mobiliário brasileiro no décor
“Working with a view” poderia ser a legenda da foto deste projeto da arquiteta Patricia Fiuza, cujo escritório tem vista para o mar e para a Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro.
Não bastasse isso, os quartos também miram o oceano e a sala, com a varanda principal, é voltada para um campo de golfe. Localizado no bairro São Conrado, na zona sul, o apartamento de 230 m² é lar para um casal e seu bebê recém-nascido. Eles buscavam um imóvel maior, já que ainda têm planos de aumentar a família.
Quanto às solicitações, uma se destacou: cômodos confortáveis que valorizassem a vista. Dito e feito – a arquiteta fez uma obra rápida, já que o apê tinha acabamentos de boa qualidade, como o piso em mármore na área social e madeira nos quartos.
Veja também
- Com vista para Miami Beach, este apê de 135 m² é um oásis urbano
- Casa de praia com inspiração modernista e vista deslumbrante
Patricia renovou a decoração quase por completo. Do imóvel anterior, só vieram quadros e alguns outros itens decorativos. Não houve modificação estrutural, pois o apartamento já era bem dividido e atendia bem aos moradores. No mais, todos os cômodos foram repaginados por ela, exceto a cozinha, que foi mantida.
A arquiteta procurou dar destaque ao mobiliário brasileiro de design assinado e se inspirou na vista maravilhosa do apartamento, usando o azul do mar e o verde da mata para pontuar o décor, que tem base neutra.
No quarto do casal, ripas de madeira foram coladas na parede atrás da cama e depois pintadas de branco. Para alegrar o ambiente, a arquiteta estofou a poltrona em tecido mostarda e “vestiu” a cama com enxoval de linho rosa e laranja. A lateral da bancada em frente à cama pode ser usada como canto de trabalho ou penteadeira.
Enquanto isso, no quarto do bebê, o décor foi sutilmente inspirado em meios de transporte (carro, jeep, bicicleta, moto etc.), com direito a carrinhos herdados do avô materno e do pai. Para compor o ambiente, ela optou por um berço na cor verde militar, marcenaria clara e sofá que pode servir de cama para a babá.
“Ver que o projeto foi executado exatamente como foi concebido é o que mais me orgulha neste projeto”, conta Patricia. Com um estilo atemporal e contemporâneo, muito design assinado e obras de arte, o apartamento convida a natureza exuberante do Rio a entrar e fazer morada.
Curtiu? Então confira mais fotos do projeto na galeria: