Casa Created with Sketch.

43 quartos de bebê simples e aconchegantes

Está esperando um filho e busca inspirações para o quarto? Confira o que não pode faltar no décor e como torná-lo mais acolhedor:

quarto de bebê simples e aconchegante Da arquiteta Ana Cano Milman, este projeto de quarto de bebê de 12m² seguiu uma decoração ‘genderless’, onde as cores e adornos usados não estão linkados a um gênero específico. A proposta era que esse ambiente fosse aproveitado, posteriormente, para outra criança, por isso, as cores neutras predominam na decoração as paredes e marcenaria.

Da arquiteta Ana Cano Milman, este projeto de quarto de bebê de 12m² seguiu uma decoração ‘genderless’, onde as cores e adornos usados não estão linkados a um gênero específico. A proposta era que esse ambiente fosse aproveitado, posteriormente, para outra criança, por isso, as cores neutras predominam na decoração as paredes e marcenaria. (Antonio Schumacher/Divulgação)

Se você está à espera de um filho e deseja que ele tenha o seu quarto, não demore muito para começar a planejar o ambiente. Com o passar da gestação, outras demandas vão aparecer, então vai ser positivo já ter pensado no projeto e evitar que elas se acumulem.

Antes de tudo, no entanto, é crucial entender que o quarto de bebê deve ser um espaço de serenidade. Uma decoração tranquila e adequada pode beneficiar uma adaptação agradável dos pequenos ao mundo.

E fique sabendo: para montar um quarto aconchegante não é preciso de muito. Confira abaixo algumas ideias e inspirações para um projeto simples que pode trazer muito conforto e tranquilidade:

Quais os itens mais importantes na decoração do quarto de bebê?

Quando falamos em decoração de quarto de bebê, alguns itens são fundamentais. O primeiro deles – não tem como discordar – é o berço. Mas uma cômoda fraldário, além de funcional, também se faz super útil para trocar o seu filho e guardar ali os seus pertences.

quarto de bebê simples e aconchegante

 (Reprodução/Pinterest)

Outro móvel que vai te ajudar no dia a dia da maternidade é um bom e grande armário para guardar o enxoval da criança, junto às toalhas, cobertores e mantas.

Para amamentar, algumas mamães adoram uma cadeira ou poltrona. Opte por aquelas com apoios firmes e confortáveis, para ajudar a descansar os braços. Além disso, os modelos em balanço podem ajudar a ninar e acalmar o bebê devido ao movimento que proporcionam.

quarto de bebê simples e aconchegante

 (Reprodução/Pinterest)

À frente da cadeira ou poltrona, você pode posicionar um pufe para apoiar os pés. É uma boa ideia porque nunca se sabe se a amamentação vai ser rápida ou durar um bom tempo, então busque estar sempre o mais confortável possível.

No mercado, há modelos de pufes-baú que podem ajudar a guardar itens e brinquedos quando não estiverem sendo utilizados, ao mesmo tempo em que fazem a sua função de suporte.

E, já que estamos falando de armazenamento, talvez seja uma boa ideia investir em caixas organizadoras – assim o estoque de fraldas, talcos, hidratantes, lencinhos umedecidos e algodões não fica bagunçado.

Como não errar na hora de escolher o berço

O primeiro passo para escolher o berço do seu filho é saber o quanto de espaço você dispõe no quarto. O tamanho americano, de 130 cm x 70 cm, é o mais comum (de dimensões internas).

berço de bebê simples e aconchegante

 (Reprodução/Pinterest)

Opte por marcas que contenham o selo Inmetro e de fabricantes com boa reputação. Além disso, para maior segurança, escolha modelos com quinas mais arredondadas.

Veja também

Os modelos em MDF, em detrimento da madeira, são geralmente mais econômicos, mas menos resistentes. Mas, como o berço será utilizado apenas por um tempo, pode ser uma boa opção para quem não quer investir tanto.

berço de bebê aconchegante com gavetas na lateral

 (Reprodução/Pinterest)

Você também vai precisar definir se prefere o berço fixo ou com rodinhas – a versão móvel é vantajosa para quem quiser deslocá-la durante a limpeza. Há também berços multifuncionais que acoplam também cômoda, trocador, estante etc, ideal para quartos de bebê pequenos. Neles, móveis planejados também são muito bem vindos. Tudo vai depender do seu projeto e da sua intenção para o ambiente!

Quanto ao colchão, o mais indicado para crianças de até três anos de idade é aquele com espuma de densidade 18, para maior conforto e segurança.

Transformando espaços pequenos em ambientes acolhedores

Além dos móveis, outros itens de decoração podem fazer grandes diferenças em um quarto de bebê. A começar pelas paredes: se você preferir uma pintura comum, indicamos paletas neutras e composições leves, assim outros elementos podem ganhar destaque – seja um móvel do quarto ou os brinquedos utilizados no décor, por exemplo.

quartos de bebê simples e aconchegantes

 (Henrique Ribeiro/Divulgação)

Se você é do time dos que amam papel de parede, siga o mesmo pensamento: no quarto de criança, menos pode ser mais. Estampas mais suaves e com menos elementos podem deixar o espaço mais equilibrado e acolhedor.

Veja alguns projetos na galeria:

Ah, e já passamos da fase do rosa para meninas e azul para meninos, né? (brincadeira, se quiser, pode). Mas lembre-se que tons neutros com pontos de cor também são um charme!

cores para quartos de bebê simples e aconchegantes Quarto montessoriano

Quarto montessoriano (Reprodução/Casa.com.br)

Para a filosofia Montessori, é importante que a criança conquiste a sua autonomia e seja capaz de interagir com os elementos do ambiente. Aqui, a cama deve ser baixinha e os brinquedos podem estar à disposição do bebê.

Confira algumas inspirações:

Para deixar o quarto ainda mais aconchegante, que tal usar carpetes ou tapetes e preencher a cama/berço com travesseiros e almofadas? Cortinas nas janelas também ajudarão a deixar o ambiente mais calmo e confortável para a criança.

Temas divertidos para quartos de bebês simples

A decoração do quarto do bebê também pode seguir um tema. Além de temáticas mais amplas, como minimalista e rústico, você também pode escolher entre esportes, marinheiro, safári, astronautas, urso, nuvens, princesas, unicórnios, jardim encantado, circo… e por aí vai.

temas de decoração para quartos de bebê simples e aconchegantes

 (Reprodução/Pinterest)

Caso opte por um quarto temático, busque não enchê-lo de referências, mas usá-las de forma pontual e com destaque. Por exemplo, se o tema for safári, que tal usar uma base neutra com destaques em verde e itens decorativos (brinquedos, bonecos, almofadas, móbiles) que façam referência aos animais? Assim, evitamos que a decoração fique muito cheia e caótica.

Confira alguns projetos de quartos temáticos e inspire-se:

Veja também
Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.