Casa Created with Sketch.

Modelos de Cama Infantil: 83 Inspirações Para Decorar o Quarto de Criança

Como diversos modelos de camas infantis, essas inspirações vão te ajudar a escolher o modelo ideal para o seu pequeno

Peça principal na hora de montar um quarto infantil, existem diversos modelos de cama para crianças e isso pode causar um pouco de confusão e dúvida, afinal, qual deles é o melhor modelo de cama infantil?

Para ajudar nessa questão, trouxemos algumas camas em quartos de crianças para falar um pouco sobre elas e te inspirar na hora de montar ou reformar o quarto do seu pequeno.

Como escolher a melhor cama infantil

Espaço

O primeiro passo é definir onde a cama vai ficar, tendo noção do espaço que ela irá ocupar, é possível ir atrás de modelos de cama para crianças que se encaixem melhor no ambiente.

Tema

Modelos de Cama Infantil: 80 Inspirações Para Decorar o Quarto de Criança Modelo de cama infantil com roupa de cama com tema de espaço

Modelo de cama infantil com roupa de cama com tema de espaço (divulgação/Artex/Casa.com.br)

A transição do berço para a cama pode ser mais fácil se a cama for temática, com desenhos, roupa de cama ou formato de algo que a criança goste.

Material

Ponto muito importante na hora de escolher o modelo de cama para criança, uma vez que é preciso ter a segurança de que o material da cama é o mais adequado, resistente e aprovado pelas agências reguladoras.

Acessórios

Modelos de Cama Infantil: 80 Inspirações Para Decorar o Quarto de Criança Sob a cama, gavetas com espaço de sobra para guardar roupas de cama. Projeto dos arquitetos Ana Paula de Castro, Apoena Amaral e Almeida e Vito Macchione Ferreira.

Sob a cama, gavetas com espaço de sobra para guardar roupas de cama. Projeto dos arquitetos Ana Paula de Castro, Apoena Amaral e Almeida e Vito Macchione Ferreira. (Arquitetura&Construção/Reprodução)

Esse ponto depende também do espaço do quarto, se ele for pequeno, um modelo de cama infantil com gavetas pode ser uma boa opção para lidar com as questões de armazenamento, por exemplo.

Cama infantil carros

Modelos de Cama Infantil: 80 Inspirações Para Decorar o Quarto de Criança Inspirado na animação ‘Carros’, distribuída pela Walt Disney Pictures, este quarto é sinônimo de velocidade e diversão. Além dos armários revestidos com uma das cenas, a cama do jovem foi inspirada no personagem principal, Lightning McQueen, para que a criança se sinta, de fato, parte do filme. O ambiente é assinado pela arquiteta Cristiane Schiavoni, do escritório Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores.

Inspirado na animação ‘Carros’, distribuída pela Walt Disney Pictures, este quarto é sinônimo de velocidade e diversão. Além dos armários revestidos com uma das cenas, a cama do jovem foi inspirada no personagem principal, Lightning McQueen, para que a criança se sinta, de fato, parte do filme. O ambiente é assinado pela arquiteta Cristiane Schiavoni, do escritório Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores. (Raul Teixeira/Divulgação)

Seguindo a solução do modelo de cama infantil ter um tema, o mais comum é de carros. O formato pode ser simples, apenas com a silhueta em MDF na lateral, ou, nos modelos mais trabalhados, com a cama toda imitando o automóvel.

Mini cama infantil

Modelos de Cama Infantis

 (MadeiraMadeira/Reprodução)

Esse é um modelo de cama infantil recomendado para a transição entre o berço e a cama infantil e pode ser usado a partir dos seis meses na versão com grade.

Cama infantil com grade

Modelos de Cama Infantil: 80 Inspirações Para Decorar o Quarto de Criança A Suíte dos Gêmeos, criado pela arquiteta Kika Baptista, foi pensada para crianças de dois anos de idade. Para reforçar a atmosfera lúdica, a arquiteta usou uma cama em formato de trem. O piso, que é emborrachado de PVC, possui trilhos desenhados no chão. Nas paredes, ilustrações fazem referência ao motivo ferroviário do quarto.

A Suíte dos Gêmeos, criado pela arquiteta Kika Baptista, foi pensada para crianças de dois anos de idade. Para reforçar a atmosfera lúdica, a arquiteta usou uma cama em formato de trem. O piso, que é emborrachado de PVC, possui trilhos desenhados no chão. Nas paredes, ilustrações fazem referência ao motivo ferroviário do quarto. (Reprodução/Minha Casa)

Por questões de segurança, o modelo de cama para criança com grade é altamente recomendado para evitar acidentes, principalmente para os pequenos que têm o sono mais agitado e correm riscos muito altos de queda durante o descanso.

Cama infantil com escorregador

Modelos de Cama Infantil: 80 Inspirações Para Decorar o Quarto de Criança A Cama Infantil com escorregador Mel Casatema

A Cama Infantil com escorregador Mel Casatema (Casatema/Reprodução)

Com grande apelo lúdico, o modelo de cama infantil com escorregador pode ser uma boa pedida para tornar a mudança do berço, ou até mesmo da cama dos pais, para a cama maior.

Cama beliche infantil

Modelos de Cama Infantil: 80 Inspirações Para Decorar o Quarto de Criança O beliche retinho e simples permite que cada um conquiste seu estilo com os acessórios certos. A menina ocupa o leito de baixo, destacado pelas clássicas luzinhas de Natal: o fio com LEDs – que emitem luz fria e não esquentam – foi preso no estrado da cama de cima e acende quando plugado na tomada. Para tornar o cantinho discretamente romântico, o enxoval incorpora itens em que o vermelho e o cor-de-rosa sobressaem. Almofadas de patchwork partilham o espaço com as de crochê e com a manta de tricô bem colorida. Para o garoto, entram em campo peças também alegres, porém mais masculinas. Ali imperam os tons azul e laranja.

O beliche retinho e simples permite que cada um conquiste seu estilo com os acessórios certos. A menina ocupa o leito de baixo, destacado pelas clássicas luzinhas de Natal: o fio com LEDs – que emitem luz fria e não esquentam – foi preso no estrado da cama de cima e acende quando plugado na tomada. Para tornar o cantinho discretamente romântico, o enxoval incorpora itens em que o vermelho e o cor-de-rosa sobressaem. Almofadas de patchwork partilham o espaço com as de crochê e com a manta de tricô bem colorida. Para o garoto, entram em campo peças também alegres, porém mais masculinas. Ali imperam os tons azul e laranja. (Luis Gomes/Casa.com.br)

O modelo de cama infantil do tipo beliche é a solução mais compacta para duas ou mais crianças que precisam dividir o quarto.

Cama infantil com escrivaninha

Modelos de Cama Infantil: Rosa e verde são os tons que enchem de graça o quarto planejado para duas meninas. Eles tingem cortina e roupa de cama e compõem um delicado xadrez no papel de parede (Kaelio). O segredo para aproveitar o espaço de 3 x 2,40 m está na distribuição dos móveis: em vez do modelo tradicional de beliche, as camas se sobrepõem na perpendicular. Desse modo, acomodou-se uma escrivaninha sob a estrutura elevada, abrindo área para brincadeiras no centro. “A cortina romana se limita a cobrir a janela. É mais um truque para ambientes enxutos”, fala a arquiteta Renata Cáfaro.

Rosa e verde são os tons que enchem de graça o quarto planejado para duas meninas. Eles tingem cortina e roupa de cama e compõem um delicado xadrez no papel de parede (Kaelio). O segredo para aproveitar o espaço de 3 x 2,40 m está na distribuição dos móveis: em vez do modelo tradicional de beliche, as camas se sobrepõem na perpendicular. Desse modo, acomodou-se uma escrivaninha sob a estrutura elevada, abrindo área para brincadeiras no centro. “A cortina romana se limita a cobrir a janela. É mais um truque para ambientes enxutos”, fala a arquiteta Renata Cáfaro. (André Godoy/Minha Casa)

Para as crianças que precisam de uma mesa para fazer atividades, por lazer ou por conta da escola, o modelo de cama para crianças com escrivaninha é uma boa opção, pois além da funcionalidade, também ajuda na economia de espaço do ambiente.

Cama infantil montessoriana

Projeto da arquiteta Darliane Carvalho

Projeto da arquiteta Darliane Carvalho (Divulgação/Casa.com.br)

Se o estímulo à independência está na sua lista de prioridades com a criança, a cama infantil montessoriana é a escolha ideal. Baseada na filosofia sugerida pela educadora italiana Maria Montessori, o modelo dá à criança autonomia para explorar e desenvolver tanto habilidades motoras quanto às questões sociais e psicológicas.

Veja abaixo mais modelos de cama para criança para se inspirar!

Leia também:

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.