No Rio, apê de 175 m² alia funcionalidade, praticidade e beleza
Casal com filho pequeno que tinha casas separadas resolveu mudar isso e chamou o escritório Cores Arquitetura para projetar o novo lar
Um casal jovem na faixa dos 30 anos, com um filho pequeno de quatro anos e um cachorro, morava em casas separadas e decidiu comprar este apartamento de 175 m², localizado no Leme (na Zona Sul do Rio de Janeiro) para dividir o mesmo teto.
Através do Instagram, eles conheceram o trabalho do escritório Cores Arquitetura, da arquiteta Fernanda de la Peña, e encomendou à ela um projeto de reforma de todos os cômodos, com o máximo aproveitamento, no novo décor, dos móveis que eles já tinham.
Em se tratando de estilo, cores e decoração, os clientes não sabiam exatamente o que buscavam, mas, logo no primeiro encontro com a arquiteta, se mostraram bastante receptivos às sugestões dela.
“No geral, eles falaram muito da área externa, que queriam uma bancada neste espaço para receber amigos e parentes, pediram para fechar a varanda da sala, criar um novo escritório em casa e que o quarto e o escritório existentes virassem a suíte deles, com direito a uma banheira. Ah… e que tudo isso fosse acessível ao cachorro da família”, conta a arquiteta.
Originalmente, o apartamento tinha quatro quartos e quatro banheiros, com uma planta bastante compartimentada e ângulos indesejáveis. A arquiteta abriu um quarto para a sala e substituiu a antiga parede por um painel de marcenaria ripada, com três portas de correr, que permitem integrar ou isolar esses ambientes, de acordo com a necessidade.
Ela também integrou um dos quartos com o antigo escritório para criar a suíte do casal e transformou o banheiro social em um banheiro canadense, que hoje atende não só à sala e ao novo escritório como também à área externa.
Veja também
- Espaços fluidos e abertos preservam a privacidade neste apê de 175 m²
- Madeira e plantas trazem serenidade à apê de 125m² em meio à cidade
- Claro, colorido e funcional: confira o projeto deste apê de 178 m²
A cozinha e a varanda foram integradas à sala e ganharam o mesmo piso (em porcelanato padrão travertino), criando assim uma unidade visual que fez os ambientes parecerem maiores e mais iluminados. A cozinha também ganhou portas que agora dão acesso direto à área externa.
Segundo a arquiteta, a decoração de estilo clean-contemporâneo, com toques escandinavos, alia funcionalidade, praticidade e beleza, com a mesma importância. E a marcenaria, com acabamento em madeira natural, foi uma grande aliada para personalizar todos os ambientes, deixando-os também mais acolhedores e aconchegantes.
“O painel de correr executado em marcenaria ripada, por exemplo, trouxe mais aconchego à área social, fazendo contraponto à parede oposta, que foi revestida com tijolinho off white e um jardim vertical”, avalia ela.
“Já no quarto do casal, como não bate sol no apartamento, projetei os armários com portas em palhinha natural para garantir a ventilação interna. Também fiz grandes aberturas na parede que dá para a área externa, com fechamento em vidro transparente para permitir a entrada abundante de luz natural no ambiente”, acrescenta.
No quarto infantil vale destacar a pintura artística com tema astronauta e a cor azul aplicada tanto na parede atrás da cama beliche como no teto. A parede com pintura artística também rouba a cena na área externa, porém aqui o tema são as plantas aquáticas em tons de mar, já que a cliente adora surfar.
Veja todas as fotos do projeto na galeria!