Luminária para cozinha: confira 37 modelos para inovar na decoração
Com diversas opções no mercado, a funcionalidade pode ser o principal fator decisivo na escolha de uma luminária para a cozinha, mas você pode inovar!
Sempre queremos colocar as áreas favoritas da nossa casa sob uma luz especial e fazer isso em espaços onde você passa a maior parte do seu tempo, considerar os detalhes personalizados pelos quais você é realmente apaixonado pode transformar a aparência – e a sensação – do espaço.
Sua cozinha é, obviamente, onde você prepara refeições deliciosas e se reúne com amigos e familiares, e para a maioria das pessoas é o centro da casa. Enquanto uma luz pendente comum já faz um trabalho bem feito, uma peça verdadeiramente especial – e moderna – pode elevar um espaço de trabalho quase instantaneamente.
Estilos de luminárias
Industrial
Em uma cozinha com toques rústicos, detalhes em preto criam um visual moderno – com destaque para as luminárias para cozinha modernas, que ajudam a criar essa atmosfera industrial.
Branco e dourado
Quer algo um pouco glam, que ainda pareça totalmente novo e moderno? As luminárias brancas com detalhes em ouro trazem o brilho sem ser exagerado!
Luminária com padrão
Uma luminária com recortes adiciona uma textura legal à sua cozinha, e também fica incrivelmente legal quando você acende a luz!
Orbe
É um jeito simples de inovar na hora de escolher a luminária para a cozinha, e você pode fazer diversos jeitos: de vidro, em rose gold, em branco, preto… sua imaginação é o limite!
Lustre
Essa é a sua oportunidade de ceder ao seu lado mais elegante e caro, colocando um lustre na cozinha!
Rattan
Uma textura natural como o rattan é ideal para uma cozinha costeira. Mesmo que você não viva à beira-mar, você pode decorar como se morasse.
Veja também
- 71 cozinhas com ilha para otimizar espaço e trazer praticidade ao seu dia
- Acerte na combinação das luminárias conforme a proposta do ambiente
Como escolher o modelo
Para saber qual é o melhor modelo, primeiro você precisa saber quais são eles: pendente, arandela, lustres… São muitas opções! Depois, é necessário escolher qual combina com o seu estilo de decoração e qual a sensação você quer passar para o ambiente, pode ser algo mais confortável, com as luminárias embutidas, ou algo mais energizante, com um pendente em uma cor vibrante!
Para a cozinha, as opções mais usadas são as pendentes, embutidas e em trilho!
Modelos de luminárias
Pendente
Para iluminar bem a área de trabalho da cozinha, essa é uma boa luminária de teto para cozinha, além de ter o bônus de ser extremamente decorativa.
Arandela
Esse modelo fica preso na parede e é mais comum para áreas de descanso, como salas de estar, quartos e cantos de leitura, porque criam uma atmosfera mais tranquila com a luz indireta.
Lustre
Muito sofisticados, os lustres funcionam como uma opção mais requintada, em relação aos pendentes. Com as múltiplas luzes, é difícil ignorar a presença de um lustre no ambiente.
Embutida
Para as cozinhas e cômodos com o teto rebaixado com gesso, a iluminação embutida, com spots, ou em móveis, como na pia, é uma boa luminária para cozinha pequena, pois ajudam a iluminar as partes que às vezes ficam sombreadas por conta dos móveis ou, dependendo da posição da luz, pelo próprio corpo de quem está cozinhando.
Luminária de trilho
A luminária de trilho para cozinha é feita com spots de luz e é interessante pela facilidade em mudar os focos da luz. De acordo com a necessidade de quem está no cômodo, é possível criar uma luz direta, ou indireta, criando a atmosfera adequada para cada momento.
Luminária de chão
A luminária de chão, bem como abajures e de mesa, são ótimas opções móveis, mesmo que geralmente tenham uma posição definida na casa e nos cômodos. Geralmente não são utilizados em cozinha, mas se você achar que é exatamente o que a sua cozinha precisa, não tenha medo de ousar!
As melhores lâmpadas para economizar com energia elétrica na cozinha
Para saber qual a melhor lâmpada para sua cozinha, é preciso saber que as amarelas são mais recomendadas para trazer sensação de conforto, enquanto a luz branca traz mais clareza para o ambiente.
Entre as opções, a lâmpada de LED (Light Emitting Diode) é a mais econômica do mercado, apesar de poder ser um pouco mais cara que a fluorescente. A longo prazo, a luminária de led para cozinha é a melhor opção, porque também tem maior durabilidade.
Veja modelos de luminárias para inovar na decoração da cozinha