Soluções criativas aproveitam planta irregular de duplex de 240m²

O projeto, assinado pela Triare Arquitetura, apostou em integração, marcenaria planejada e criatividade para contornar a planta angulosa do imóvel

Por Redação Atualizado em 24 jan 2022, 13h13 - Publicado em 24 jan 2022, 13h00
Adriana Barbosa/Casa.com.br

Ao desenvolverem o projeto deste duplex de 240m², em Moema, as arquitetas Fernanda Bergamin, Karina Rosignoli e Marcella Sellinas, do escritório Triare Arquitetura, se permitiram ousar, apostando em soluções irreverentes, uma vez que a irregularidade da planta e o perfil dos novos moradores – um jovem casal que planeja a chegada do primeiro filho – sugeria isso.

“A configuração na nova planta foi o nosso grande desafio, pois o apartamento é todo angulado e os ambientes tinham muito espaço mal planejado e aproveitado”, introduzem as arquitetas.

Adriana Barbosa/Casa.com.br

No pavimento inferior, a varanda foi integrada à sala para que a área social, onde agora convivem estar, home theater e área gourmet, fosse ampliada e livre de obstáculos visuais. Ali, um dos destaques é a área da TV, com painel feito de revestimento em 3D pintado de azul, prateleira, rack com gavetas de laca cinza e lareira ecológica.

Adriana Barbosa/Casa.com.br

A antiga escada de estrutura metálica, que dá acesso ao piso superior, foi demolida para dar lugar a uma de visual contemporâneo e industrial, com guarda-corpo de vidro e degraus de concreto, em balanço, assentados na alvenaria e que foram redistribuídos de modo a não avançarem mais na porta de entrada. A peça se tornou a segunda protagonista do living.

Veja também

Adriana Barbosa/Casa.com.br
Continua após a publicidade

Integrada à área social, com marcenaria de estilo provençal e duas distintas paginações no piso, que garantem dinamismo, a cozinha foi ampliada com o reposicionamento do banheiro de serviço e do lavabo. Este último ambiente, por sinal, é um charme à parte, com cuba escultural recortada, parede rústica e quadro que exibe um cocar indígena.

Adriana Barbosa/Casa.com.br

As intervenções mais radicais, entretanto, aconteceram no andar superior, onde os três antigos quartos, o único banheiro e a suíte foram derrubados e substituídos por três suítes, que tiraram proveito das áreas das varandas em suas ambientações.

Adriana Barbosa/Casa.com.br

A primeira, máster, recebeu um banheiro maior, closet e, na decoração, uma lúdica e delicada cabeceira estofada e com poás; a do futuro bebê já está totalmente pronta para recebê-lo, tendo sido decorada com temática selvagem e unissex; e a terceira teve o banheiro criado justamente no espaço da antiga varanda, com vidro comum no teto e martelado nas paredes. Todos os pisos são de madeira tauari com paginação em escama de peixe.

Curtiu? Veja todos as fotos do projeto na galeria abaixo!

Continua após a publicidade

Publicidade